Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos intervalos de exposição à sacarose na desmineralização do esmalte e na composição do biofilme dental

Processo: 09/12092-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Jaime Aparecido Cury
Beneficiário:Lívia Helena Terra e Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Placa bacteriana   Cariologia   Sacarose

Resumo

O efeito da freqüência de exposição à sacarose na desmineralização do esmalte e na composição do biofilme dental está bem documentado na literatura, mas faltam estudos clínicos sobre a importância do intervalo de exposição, objetivo desse estudo in situ. Doze voluntários adultos participarão deste estudo cruzado realizado em duas fases de 14 dias. Um dispositivo palatino de acrílico será confeccionado para os voluntários, onde quatro blocos de esmalte dental humano, com dureza de superfície pré-determinada, serão fixados e cobertos por uma tela para permitir o acúmulo de biofilme dental. Solução de sacarose a 20% será gotejada sobre os blocos de esmalte 8x/dia, com intervalos de 15, 30 e 60 minutos entre cada exposição e um controle sem a exposição. Dois intervalos de exposição serão testados em cada fase experimental, caracterizando um delineamento tipo boca-dividida. Durante o período experimental, todos os voluntários utilizarão dentifrício fluoretado e ingerirão água otimamente fluoretada (0,6-0,8 ppm F). Após cada fase o biofilme formado sobre os blocos será coletado e analisado quanto à composição microbiológica e concentração de íons minerais na porção sólida e fluido. Os blocos dentais serão avaliados para a determinação da perda de dureza. Os dados serão analisados estatisticamente com p<0,05 para comparar o efeito dos diferentes intervalos de exposição testados.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Lívia Helena Terra e. Efeito do intervalo de tempo entre as exposições à sacarose na desmineralização do esmalte e na composição do biofilme dental. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.