Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da redução dos hormônios sexuais devido a ooforectomia e do deidroepiandrosterona (DHEA)sobre a hipertrofia cardíaca induzida pelo isoproterenol em ratas adultas jovens

Processo: 09/11984-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Carla Roberta de Oliveira Carvalho
Beneficiário:Karina Santos Teixeira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Menopausa   Cardiomegalia

Resumo

A menopausa é a cessação permanente das menstruações como resultado da baixa função folicular ovariana ou da remoção cirúrgica dos ovários. A doença cardiovascular é a principal causa de mortalidade em mulheres pós menopausa em países desenvolvidos e a diferença de incidência entre mulheres na pré e pós menopausa tem sido atribuída a ações do estrógeno sobre o sistema cardiovascular. Além disso, a menopausa também está associada à elevação da massa corporal e à prevalência de obesidade, situação que é relacionada à resistência à insulina e esta por sua vez com condições como o diabetes tipo 2 e o envelhecimento.A hipertrofia ventricular esquerda é uma adaptação à hipertensão. A administração do isoproterenol induz a hipertrofia dos cardiomiócitos por mecanismos não pressóricos, ativando diretamente os receptores ² no coração.O objetivo desse projeto será avaliar o efeito da menopausa cirúrgica em ratas, através da ovariectomia bilateral, sobre a hipertrofia cardíaca induzida pelo tratamento com isoproterenol. Mais especificamente serão avaliados: (1) morfologia dos miócitos e infiltração inflamatória de ventrículo esquerdo por coloração e (2) análise da expressão de algumas citocinas - TNF-alfa, IL-1, IL-6 - e de proteínas celulares envolvidas com crescimento e apoptose celular (IGF-1R, IR, IRS-1, IRS-2, PI3K, AKT, MAPKp42/44, JAK2,SOCS).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Karina Santos. Efeitos da ooforectomia e do desidroepiandrosterona (DHEA) sobre a massa cardíaca de ratas.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.