Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da dieta hiperlipídica sobre a expressão das proteínas relacionadas à via intracelular da insulina em hipotálamo de camundongos fêmea nas fases de diestro e proestro

Processo: 09/11986-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Carla Roberta de Oliveira Carvalho
Beneficiário:Gabriela Virginia Moreira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipotálamo   Síndrome do ovário policístico   Fisiologia endócrina   Dieta hiperlipídica

Resumo

Apesar da freqüente associação entre hiperinsulinemia e anormalidades no sistema reprodutor feminino, o mecanismo celular que liga a ação da insulina com produção de LH e alterações ovarianas ainda não é completamente conhecido. A associação entre resistência à insulina, inflamação e hiperandrogenismo pode ser decorrente da ação de fatores ambientais como: insulto intra-uterino, obesidade, sedentarismo e dieta inadequada. O presente estudo pretende avaliar a sinalização da insulina por meio de técnicas de microarrays e Western blot em hipotálamo de camundongos fêmeas C57BL6 não-prenhes em duas fases do ciclo estral (diestro e proestro), alimentadas com dieta hiperlipídica. Serão analisados padrão estral, concentrações séricas dos esteróides gonadais e gonadotrofinas hipofísárias, expressão e estados de fosforilação de proteínas envolvidas na sinalização intracelular da insulina, além da expressão das citocinas IL-1beta e TNF-alfa.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Gabriela Virginia. Dieta hiperlipídica e envelhecimento modificam a sensibilidade à insulina e a expressão das proteinas relacionadas à via intracelular da insulina em hipotálamo de camundongos fêmeas.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.