Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade física e suplementação nutricional de leucina associadas ao crescimento tumoral: estudo do perfil hormonal de ratos implantados com carcinossarcoma de Walker 256

Processo: 09/11993-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Aline Tatiane Toneto
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição e câncer   Exercício físico   Treinamento físico   Caquexia   Perfil hormonal   Proteólise   Leucina

Resumo

Culminado pelo desenvolvimento do câncer, a caquexia é caracterizada pelo desenvolvimento de anorexia, astenia, perda de peso, saciedade prematura, anemia e principalmente alteração no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas dos pacientes acometidos por certos tipos de neoplasias. Por outro lado, o aminoácido leucina atua promovendo a sinalização celular, inibindo o processo de catabolismo protéico e estimulando o processo de síntese protéica no músculo esquelético, principalmente em animais experimentais. O exercício físico proporciona alterações metabólicas voltadas à síntese protéica. Assim estudos que relacionem o câncer-caquexia ao exercício físico e à suplementação nutricional poderão trazer melhores conhecimentos às formas coadjuvantes ao tratamento do câncer. Desse modo, para esse projeto propomos a avaliação dos efeitos do treinamento físico associado à dieta rica em leucina sobre o processo de adaptação metabólica e hormonal durante a evolução do câncer em ratos com 45 dias de idade, que inicialmente serão submetidos ao treinamento físico, natação por 45 minutos diários, 5 dias por semana, durante 6 semanas. As duas primeiras semanas de exercício físico (natação) serão para adaptação dos animais; e as quatro semanas seguintes serão para o treinamento. Os animais permanecerão em gaiolas coletivas durante todo o período experimental, onde serão avaliados os pesos corpóreos (três vezes por semana). Após 6 semanas de treinamento, os animais receberão implante de células do carcinossarcoma de Walker, no subcutâneo. Após 25 dias de crescimento tumoral, os animais serão sacrificados, por deslocamento cervical, para coleta de sangue (obtenção de soro para determinação de glicocorticoides e catecolaminas) e ressecção dos tecidos e órgãos (adrenais, fígado, coração e músculo). A partir do córtex e medula adrenal será feita cultura primária de células para avaliar a síntese de catecolaminas e glicocorticoides e na musculatura esquelética (músculo gastrocnêmio) serão avaliados a expressão gênica de mRNA para os receptores glicocorticoides e adrenoceptores, que em função do crescimento tumoral podem estar alterados e poderão ser modulados pelos efeitos da dieta rica em leucina associada ao exercício físico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TONETO, ALINE TATIANE; FERREIRA RAMOS, LUIZ ALBERTO; SALOMAO, EMILIANNE MIGUEL; TOMASIN, REBEKA; AEREAS, MIGUEL ARCANJO; CINTRA GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA. Nutritional leucine supplementation attenuates cardiac failure in tumour-bearing cachectic animals. JOURNAL OF CACHEXIA SARCOPENIA AND MUSCLE, v. 7, n. 5, p. 577-586, DEC 2016. Citações Web of Science: 16.
TONETO‚ AT; SALOMAO‚ EM; SEBINELLI‚ V.; GOMES-MARCONDES‚ MCC. P053 Effects of leucine-rich diet and exercise on inflammatory response produced by the tumour growth in rats. CYTOKINE, v. 59, n. 3, p. 535, 2012.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TONETO, Aline Tatiane. Atividade física e suplementação nutricional de leucina associadas ao crescimento tumoral : estudo do perfil hormonal de ratos implantados com carcinossarcomia de Walker 256. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.