Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção de leveduras isoladas a partir de uvas e mostos com atividades enzimáticas para melhoramento de vinhos

Processo: 09/12020-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Roberto da Silva
Beneficiário:Carolina Bezerra Bussoli
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Enzimologia   Celulase   Leveduras   Vinho

Resumo

Polissacarídeos como celulose, ²-glucanos e hemiceluloses (xilanos) são responsáveis por causar turbidez e viscosidade no processamento de uvas e vinhos. Uma solução para esse problema consiste na adição de enzimas polissacarídicas (poligalacturonases, xilanases, ²-glucanases e celulases, como ²-glucosidases, que estão também associadas com a hidrólise de glicosideos-terpenos e são muito importantes para o aroma do vinho). Apesar da existência de enzimas comerciais, elas não são totalmente adequadas para aplicação, pois são preparações brutas obtidas de microorganismos não associados com a microbiota de vinhos. No Noroeste Paulista, a região de Jales vem se destacando como um importante centro na produção de uvas e recentemente, de vinho artesanal. Sem tradição, esse centro precisa de apoio técnico de outras instituições. Assim, o presente projeto propõe a triagem de leveduras isoladas da filosfera de uvas e de mostos em fermentação, com atividades enzimáticas adequadas ao processamento de vinhos, visando o desenvolvimento da vinicultura na região de Jales.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEZERRA-BUSSOLI, CAROLINA; BAFFI, MILLA ALVES; GOMES, ELENI; DA-SILVA, ROBERTO. Yeast Diversity Isolated from Grape Musts During Spontaneous Fermentation from a Brazilian Winery. Current Microbiology, v. 67, n. 3, p. 356-361, SEP 2013. Citações Web of Science: 28.
BAFFI, MILLA ALVES; BEZERRA, CAROLINA DOS SANTOS; AREVALO-VILLENA, MARIA; ISABEL BRIONES-PEREZ, ANA; GOMES, ELENI; DA SILVA, ROBERTO. Isolation and molecular identification of wine yeasts from a Brazilian vineyard. ANNALS OF MICROBIOLOGY, v. 61, n. 1, p. 75-78, MAR 2011. Citações Web of Science: 21.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUSSOLI, Carolina Bezerra. Seleção de leveduras isoladas de uvas e mostos com atividade enzimáticas para melhoramento de vinhos. 2012. 75 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.