Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de nanopartículas poliméricos através da técnica de polimerização em miniemulsão

Processo: 09/12025-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Liliane Maria Ferrareso Lona
Beneficiário:Rodrigo Duarte Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros (química orgânica)

Resumo

Neste trabalho, pretende-se fazer uma investigação experimental da síntese de nanocompósitos de matriz polimérica reforçados com hidróxidos duplos lamelares (HDL) por meio da polimerização in situ em miniemulsão. Diferentes tipos de reforços serão investigados em diferentes teores, de forma a levar a produção de polímeros com diferentes propriedades. Serão também avaliadas propriedades mecânicas, transição vítrea e/ou ponto de fusão (DSC), microscopia eletrônica de transmissão para avaliar dispersão, cristalinidade por difração de raios-X e avaliação de grupamentos funcionais por espectroscopia Raman e FTIR. Este projeto está inserido num projeto maior, onde faz parte também uma aluna de pós-doutorado com bolsa financiada pela FAPESP (processo: 2008/57768-0). Neste projeto maior, estão previstas, além da polimerização em mini-emulsão, a polimerização em emulsão e a utilização de hidroxissais lamelares (HLS). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rodrigo Duarte. Síntese de nanocompósitos poliméricos de poli(acrilato de n-butila-co-metacrilato de metila) P(BA-co-MMA) e Hidróxidos Duplos Lamelares (HDL) por meio da técnica de polimerização em miniemulsão. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.