Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção precoce de risco para transtornos do espectro de autismo com Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil.

Processo: 09/11840-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Rogerio Lerner
Beneficiário:Nathalia Teixeira Caldas Campana
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Desenvolvimento infantil

Resumo

A pesquisa Leitura da constituição e da psicopatologia do laço social por meiode indicadores clínicos: uma abordagem multidisciplinar atravessada pela psicanálise(projeto temático FAPESP nº 2003/09687-7) validou um protocolo com 31 indicadoresclínicos de risco de desenvolvimento infantil (IRDI) para ser utilizado em atençãoprimária, razão pela qual é inespecífico para diagnóstico. A pesquisa IndicadoresClínicos de Risco para desenvolvimento infantil: ajustes para detecção de transtornosdo espectro de autismo e formação de pediatras requerida formulou ajustes noprotocolo para que seja medida sua sensibilidade para detecção de transtorno doespectro de autismo. A verificação de tal sensibilidade está em curso no projetoFAPESP nº 2008/09871-6, Detecção precoce de riscos para transtornos do espectro deautismo com Indicadores Clínicos de Risco para desenvolvimento infantil e intervençãoprecoce: capacitação de enfermeiros para o trabalho em unidades básicas de saúde. Apesquisa que ora é proposta está inserida no projeto FAPESP nº 2008/09871-6 e tem porobjetivo a aplicação do IRDI em bebês de um a dezoito meses incompletos visando àverificação da sensibilidade do instrumento para a detecção de riscos de transtornos doespectro de autismo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATHALIA TEIXEIRA CALDAS CAMPANA; ROGÉRIO LERNER; VINICIUS FRAYZE DAVID. CDRI as an Instrument to Evaluate Infants With Developmental Problems Associated With Autism. Paidéia, v. 25, n. 60, p. 85-93, Abr. 2015.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPANA, Nathalia Teixeira Caldas. Uso de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil (IRDI) na detecção de sinais de problemas de desenvolvimento associados ao autismo. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.