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Avaliação da prevalência de comprometimento cognitivo no Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil

Processo: 09/12343-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Simone Appenzeller
Beneficiário:Bruna Siqueira Bellini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/02917-0 - Determinação de marcadores séricos e do líquor associados a alterações estruturais e funcionais do sistema nervoso central no lúpus eritematoso sistêmico, AP.JP
Assunto(s):Sistema nervoso central   Reumatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:disturbio cognitivo | lupus eritematoso juvenil | Sistema Nervoso Central | Reumatologia

Resumo

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica auto-imune, caracterizada pela produção de múltiplos auto-anticorpos. O envolvimento do sistema nervoso ocorre em 20 a 45% dos casos, determinando maior morbidade e mortalidade. Aproximadamente 25% dos casos de LES têm início na infância (LESj), e estima-se que 8 a 15% apareçam antes dos 16 anos. O LESj é descrito muitas vezes como mais grave, sendo o prognóstico diretamente relacionado à idade de início da doença. A prevalência de manifestações neuropsiquiátricas (MNP) nessa população varia de 10 a 30% e inclui alterações psicológicas e cognitivas. A proposta desse trabalho é investigar a prevalência de comprometimento cognitivo do LESj. Para tanto, realizaremos um estudo transversal com grupo controle pareado por sexo e idade em pacientes do ambulatório de Reumatologia e Reumatologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UNICAMP. O procedimento inclui análise clínico-laboratorial e da atividade da doença, exame neurológico completo e avaliação neuropsicológica. Serão administrados os seguintes testes psicométricos e psicológicos: Mini-Mental, Inventário de Preferência Lateral de Edimburgo, WISC-III, subtestes: vocabulário, cubos, dígitos, código, completar figuras, compreensão e arranjo de figuras, Figura Complexa de Rey, Boston Naming Test, FAS Phonemic Verbal Fluency, Trail Making Test, Stroop Test, Children's Depression Inventory, Escala de Stress Infantil, Escala de Avaliação da Ansiedade e SF-36. As frequências serão analisadas por testes paramétricos adequados e as variáveis não numéricas por testes não paramétricos, a depender das características dos dados obtidos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELLINI, Bruna Siqueira. Disfunção cognitiva no lúpus eritematoso sistêmico juvenil: um estudo comparando três critérios de definição. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

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