Busca avançada
Ano de início
Entree

Libertandos trabalhadores na província de São Paulo no século XIX: trajetórias de liberdade e experiências do cotidiano

Processo: 09/12295-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Helena Pereira Toledo Machado
Beneficiário:Marilia Bueno de Araujo Ariza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cotidiano

Resumo

Esta pesquisa se propõe a rediscutir a compreensão tradicional da "transição" do trabalho escravo para o trabalho "livre" com os propósitos de compreender as condições e os arranjos dessa transição negociados entre libertandos, senhores e patrões, bem como de estabelecer um quadro mais amplo dos significados do tornar-se e ser livre na Província de São Paulo, no século XIX, antes da Abolição. Propomos, ainda, o escrutínio da dimensão cotidiana das experiências e do universo do trabalho de modo a compreender o funcionamento intestino das relações senhores/patrões - escravos/libertandos delineadas nos limites do paternalismo senhorial nos municípios de São Paulo e Campinas.Competem para a consecução desses objetivos a problematização da historiografia relativa ao tema da formação do mercado de trabalho livre e assalariado nacional em oposição ao trabalho escravo, bem como reflexões acerca dos significados múltiplos de liberdade vividos pelos sujeitos históricos e a compreensão das experiências cotidianas dos trabalhadores "a caminho do ser livre".A documentação analisada compreende contratos de locação de serviço, documentação inédita sob guarda do 1° Cartório de Notas da Capital, São Paulo, bem como de ações de liberdade do Tribunal de Justiça de Campinas, alocadas no Arquivo Histórico da Unicamp, Campinas, e de ações de mesmo tipo alocadas no Arquivo Geral do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARIZA, Marilia Bueno de Araujo. O ofício da liberdade: contratos de locação de serviços e trabalhadores libertandos em São Paulo e Campinas (1830 - 1888). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.