Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do entorno no desempenho energético de um edifício através da simulação computacional

Processo: 09/12345-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Lucila Chebel Labaki
Beneficiário:Luciana Oliveira Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adequação ambiental

Resumo

O excessivo consumo de energia elétrica pelas edificações brasileiras levou à aprovação da Lei n°10.295 que trata da conservação e uso racional de energia elétrica. Esta lei foi regulamentada pelo Decreto n°4.059 que instituiu um comitê e uma secretaria técnica responsáveis pelas questões técnicas para certificação das edificações quanto à sua eficiência energética. Daí surge o "Procel Edifica", um subprograma do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia existente desde a década de 80, criado pelos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio para promover o uso consciente da energia elétrica gerada no país. O Programa Brasileiro de Etiquetagem para Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos implantado pelo Procel Edifica propõe um plano de ação para promover o uso consciente da energia elétrica e uma de suas vertentes consta de publicações que visam orientar o profissional durante o processo de avaliação do edifício para a etiquetagem. Uma de suas publicações é o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos que descreve a metodologia a ser utilizada para avaliar o desempenho energético das edificações. Esta regulamentação apresenta métodos prescritivos para esta análise, não considerando parâmetros que representam a influência do entorno sobre o edifício. Pretende-se neste estudo selecionar e analisar um dos edifícios etiquetados através da simulação computacional, comparando o edifício isolado (na condição em que se apresenta no regulamento) com o mesmo edifício inserido num provável entorno (baseado no estudo da legislação local e tendência de urbanização).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Luciana Oliveira. A influência do sombreamento do entorno na etiqueta de eficiência energética de edifício comercial. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.