Busca avançada
Ano de início
Entree

Acúmulo de fitomassa e de nutrientes em cana-de-açúcar (cana soca) relacionados a fontes de nitrogênio no sistema sem queima

Processo: 09/12537-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Ocheuze Trivelin
Beneficiário:José Marcos Leite
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Nitrogênio   Saccharum   Nutrição mineral de plantas

Resumo

Com a crescente demanda mundial por fontes renováveis de combustíveis, a cultura de cana-de-açúcar vem ampliando sua área cultivada nas diversas regiões agrícolas do Brasil. A transição do sistema de cana queimada para a colheita sem despalha a fogo, fez surgir dúvidas a respeito do manejo da adubação, principalmente sobre a fertilização nitrogenada, pela maior imobilização do N-fertilizante quando aplicado sobre a palhada, além das elevadas perdas por volatilização de N-NH3 por fontes amídicas, uma vez que a uréia é a principal fonte de nitrogênio (N) utilizada na cultura. Diante dessa situação, este projeto tem como objetivo avaliar, em soqueira de cana-de-açúcar, a marcha de absorção e a taxa de acúmulo de fitomassa e nutrientes, em função da utilização de diferentes fontes de N. O experimento será instalado na área comercial da Usina Iracema, localizada na região de Piracicaba-SP. O delineamento experimental será de blocos ao acaso com quatro repetições. Os tratamentos constarão de fontes alternativas de N: cloreto de amônio, Ajifer, nitrato de amônio e cálcio e de fertilizantes comerciais: nitrato de amônio, sulfato de amônio e uréia, todos na dose de 100 kg ha-1de N. Estas fontes serão aplicadas sobre a palhada de cobertura do solo ao lado da linha de cana e a 20 cm de distância. Serão feitas coletas de material da parte aérea e raiz a cada dois meses para avaliar o acúmulo de fitomassa e nutrientes ao longo do desenvolvimento da cultura; serão também avaliados a produtividade, os atributos tecnológicos e a margem de contribuição agrícola. Este projeto de mestrado integra o projeto de pesquisa com apoio financeiro do CNPq - Edital MCT/CNPq/CT - Agronegócio Nº 43/2008 (Processo CNPq 574982/2008-6) de coordenação do orientador do proponente.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA MEGDAO, MICHELE XAVIER; MARIANO, EDUARDO; LEITE, JOSE MARCOS; MEGDAO, MARCIO MAHMOUD; OCHEUZE TRIVELIN, PAULO CESAR. Ammonium chloride as an alternative source of nitrogen for sugarcane during two consecutive cycles. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 54, 2019. Citações Web of Science: 0.
MARIANO, EDUARDO; LEITE, JOSE M.; VIEIRA-MEGDA, MICHELE X.; CIAMPITTI, IGNACIO A.; VITTI, ANDRE C.; FARONI, CARLOS E.; FRANCO, HENRIQUE C. J.; TRIVELIN, PAULO C. O. Biomass and Nutrient Content by Sugarcane as Affected by Fertilizer Nitrogen Sources. CROP SCIENCE, v. 56, n. 3, p. 1234-1244, MAY-JUN 2016. Citações Web of Science: 12.
MARIANO, EDUARDO; LEITE, JOSE M.; MEGDA, MICHELE X. V.; TORRES-DORANTE, LUIS; TRIVELIN, PAULO C. O. Influence of Nitrogen Form Supply on Soil Mineral Nitrogen Dynamics, Nitrogen Uptake, and Productivity of Sugarcane. AGRONOMY JOURNAL, v. 107, n. 2, p. 641-650, MAR-APR 2015. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.