Busca avançada
Ano de início
Entree

Peptídeos de diferentes tipos de colágeno e seu papel anti-hipertensivo

Processo: 09/12177-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Jocelem Mastrodi Salgado
Beneficiário:Zilmar Meireles Pimenta Barros
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos funcionais   Antioxidantes

Resumo

envolvida no controle da HAS por meio de vasoconstrição. Alimentos proteicos têm despertado o interesse dos pesquisadores, devido a uma séria de evidências que mostram terem eles componentes bioativos com função anti-hipertensiva. O colágeno, proteína de importância fundamental em diversos processos metabólicos do organismo, quando hidrolisado, pode apresentar propriedade anti-hipertensiva. Colágenos de diversas fontes são estudados e relacionados a atividade inibitória da ECA,com efeitos anti-hipertensivos. Este projeto tem como objetiva avaliar a atividade anti-hipertensiva de peptídeos provenientes de hidrolisados de diferentes tipos de colágeno "in vitro" e a também a atividade das enzimas gastrointestinais sobre esses peptídeos bioativos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROS, Zilmar Meireles Pimenta. Cascas de frutas tropicais como fonte de antioxidantes para enriquecimento de suco pronto. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.