Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento, caracterização e atividade anti-leishmania e anti-trypanosoma cruzi de compostos bioativos de venenos de anfíbios brasileiros

Processo: 09/12236-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:André Gustavo Tempone Cardoso
Beneficiário:Érika Gracielle Pinto
Instituição-sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicologia   Anfíbios   Doença de Chagas   Peptídeos   Fármacos   Leishmaniose   Venenos

Resumo

Dentre as doenças parasitárias tropicais, as causadas por protozoários se apresentam como um grande desafio para a saúde pública, sendo representadas pela leishmaniose e doença de Chagas. Afetam grandes populações marginais ao processo econômico globalizado, e desta forma, não são vistas como mercados potenciais. O presente projeto visa o isolamento de novos compostos naturais de venenos animais com atividade anti-Leishmania e anti-T. cruzi. O presente estudo fracionará por diferentes técnicas cromatográficas, os venenos dos anfíbios Corythomantis greeningi e Siphonops annulatus, visando o isolamento de peptídeos e/ou metabólitos secundários através de ensaios biomonitorados. O estudo avaliará a efetividade in vitro dos compostos isolados contra os diferentes estágios dos parasitas. Utilizando-se técnicas espectroscópicas, como a ressonância magnética nuclear e espectrométricas, como a espectrometria de massa, os compostos bioativos serão caracterizados quimicamente, visando sua elucidação estrutural. Através de ensaios de citotoxicidade contra linhagens celulares de mamífero, avaliar-se-á a potencialidade dos compostos em estudo, determinando-se os Índices de Seletividade. O presente estudo visa contribuir com novos protótipos farmacêuticos de origem natural, para que possam ser utilizados no desenho e modelagem de novos fármacos para a leishmaniose visceral e a doença de Chagas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, ERIKA GRACIELLE; PIMENTA, DANIEL C.; ANTONIAZZI, MARTA MARIA; JARED, CARLOS; TEMPONE, ANDRE GUSTAVO. Antimicrobial peptides isolated from Phyllomedusa nordestina (Amphibia) alter the permeability of plasma membrane of Leishmania and Trypanosoma cruzi. Experimental Parasitology, v. 135, n. 4, p. 655-660, . (09/12236-3, 08/09260-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Érika Gracielle. Isolamento, caracterização e atividade anti-leishmania chagasi e anti-trypanosoma cruzi de compostos bioativos de venenos de anfíbios brasileiros. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.