Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da ecologia alimentar de aranhas (Araneae) através da variação na abundância natural de isótopos estáveis em cultivos de citros no município de Gavião Peixoto - SP

Processo: 09/12265-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Marcelo Zacharias Moreira
Beneficiário:Adelino de Santi Júnior
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Controle biológico   Aranhas

Resumo

Tendo em vista a importância da cultura de citros no estado de São Paulo e a grande quantidade de insetos-praga que atacam a cultura, o presente projeto visa, através da técnica de análise de isótopos estáveis, determinar as fontes alimentares das principais famílias de aranhas presentes em dois cultivos de citros encontrados no município de Gavião Peixoto.Embora consideradas predadoras generalistas, vários estudos demonstraram que as aranhas podem especializar seus hábitos alimentares e exercer controle efetivo de populações de insetos-praga no campo. Através da variação na abundância natural de isótopos de 13C e 15N será possível determinar quais as fontes alimentares dasfamílias amostradas no cultivo, além do nível trófico de cada uma, os resultados obtidos nas análises de isótopos estáveis serão cruzados com as informações de distribuição sazonal, classificação em guildas funcionais, sexo e idade dos indivíduos. Dessa forma será possível determinar quais as famílias e/ou guildas dearanhas exercem maior predação nas populações de pragas dos cultivos, dando continuidade ao processo de obtenção de informações, iniciado no projeto FAPESP 2007/05411-8; disponibilizando informações essenciais para o melhor manejo e controle das populações de insetos-praga no campo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SANTI-JUNIOR, ADELINO; BOTTEON, VICTOR WILSON; MASTRANGELO, THIAGO; MOREIRA, MARCELO ZACHARIAS. Trophic ecology of citrus pests based on stable isotope analysis. Scientia Agricola, v. 75, n. 6, p. 504-508, NOV-DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
ADELINO DE SANTI-JÚNIOR; VICTOR WILSON BOTTEON; THIAGO MASTRANGELO; MARCELO ZACHARIAS MOREIRA. Trophic ecology of citrus pests based on stable isotope analysis. Scientia Agricola, v. 75, n. 6, p. -, Dez. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.