Busca avançada
Ano de início
Entree

Congresso e política externa na América Latina

Processo: 09/12376-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Janina Onuki
Beneficiário:Flávio Leão Pinheiro
Instituição Sede: Instituto de Relações Internacionais (IRI). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poder legislativo   Política externa   Relações internacionais   América Latina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Poder Legislativo | Política Externa | Relações internacionais | Política Externa

Resumo

Temas de política externa estiveram tradicionalmente vinculados à competência do Poder Executivo nos países presidencialistas. Na América Latina, essa associação é mais acentuada, visto que a região esteve estigmatizada pelo recente passado autoritário e pelo presidencialismo forte, que emergiu das cartas constitucionais das décadas de 1980 e 1990. No entanto, literatura recente indica um maior ativismo dos parlamentares na agenda internacional nas últimas décadas. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é questionar a visão tradicional e avaliar a posição dos Congressos latino-americanos quando diante de temas de política exterior. A proposta baseia-se no estudo comparado de nove países da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) entre os anos de 1990 e 2009, abrangendo as áreas de política comercial e de defesa. Em uma primeira etapa do trabalho, a tarefa se resume a verificar se os Legislativos da região são capazes de influenciar o processo decisório da política externa. A atividade subseqüente, caso hipótese da participação se confirme, seria avaliar de que forma se dá a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo quanto estão diante de temas de política externa e quais fatores institucionais seriam determinantes para essa relação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHEIRO, Flávio Leão. Representação pública e protecionismo: uma avaliação dos incentivos eleitorais sobre os níveis de proteção comercial em países democráticos. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Relações Internacionais (IRI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.