Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de silício solúvel via solo e foliar na cultura da batata (Solanum tuberosum L.) sob deficiência hídrica

Processo: 09/12382-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Rogério Peres Soratto
Beneficiário:Cristiane Pilon
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Silício   Enzimas antioxidantes   Solanum tuberosum   Clorofila   Produtividade

Resumo

Efeitos benéficos do silício têm sido demonstrados em muitas culturas, principalmente sob condições de estresses. Sendo a cultura da batata muito sensível à deficiência hídrica, é possível que o fornecimento de silício, via solo ou via foliar, possa minimizar o efeito do estresse hídrico em processos bioquímicos, fisiológicos e fotossintéticos da planta e, consequentemente, promover aumento de produtividade da cultura. Contudo, o efeito do fornecimento de silício à cultura da batata e sua relação com a resposta da cultura à deficiência hídrica ainda não são bem entendidos. Dessa forma, o presente trabalho terá por objetivo avaliar o efeito do fornecimento de Si, via solo e via foliar, no teor de nutrientes, silício e prolina, na atividade de enzimas ligadas ao sistema de respostas antioxidativas, no crescimento e na produtividade de plantas de batata (cv. Ágata) cultivadas com e sem deficiência hídrica. Para tanto, será conduzido um experimento em casa de vegetação. O delineamento experimental será em blocos casualizados, num arranjo fatorial de 3x2, com quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos por uma testemunha (sem aplicação de Si), aplicação de Si via solo e aplicação de Si via foliar, combinados com duas tensões de água no solo: 0,020 MPa (sem deficiência hídrica) e 0,060 MPa (com deficiência hídrica). Cada unidade experimental será formada por um vaso, com uma planta de batata. Serão avaliados: número de hastes e folhas por planta, comprimento da haste principal, acamamento, conteúdo relativo de água, trocas gasosas, área foliar, teor de clorofila e L-prolina, atividade das enzimas superóxido dismutase, catalase e ascorbato peroxidase, matéria seca, teor e acúmulo de nutrientes e silício, número e peso de tubérculos por planta, classificação de tubérculos e teor de matéria seca e de proteína bruta nos tubérculos e qualidade de tubérculo. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste t (DMS), a 5% de probabilidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PILON, CRISTIANE; SORATTO, ROGERIO P.; BROETTO, FERNANDO; FERNANDES, ADALTON M. Foliar or Soil Applications of Silicon Alleviate Water-Deficit Stress of Potato Plants. AGRONOMY JOURNAL, v. 106, n. 6, p. 2325-2334, NOV-DEC 2014. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PILON, Cristiane. Aplicação de silício solúvel via solo e foliar na cultura da batata (Solanum tuberosum l.) sob deficiência hídrica. 2011. 65 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.