Busca avançada
Ano de início
Entree

Fingerprinting por espectrometria de massas para diagnóstico de patógenos em mastite

Processo: 09/12751-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marcos Veiga dos Santos
Beneficiário:Juliana Regina Barreiro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mastite animal   Bactérias   Espectrometria de massas   Espectrometria de massas por ionização e dessorção a laser assistida por matriz   Qualidade do leite

Resumo

A mastite é definida como uma inflamação da glândula mamária, a qual frequentemente tem origem bacteriana. Mais de 80 diferentes espécies de microrganismos foram identificadas como agentes causadores de mastite bovina, sendo que as espécies mais frequentemente isoladas são Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus dysgalactiae, Streptococcus uberis e Escherichia coli. A espectrometria de massas pode ser entendida como uma técnica analítica que permite a identificação da composição química de um determinado composto isolado, ou de diferentes compostos em misturas complexas, através da determinação de suas massas moleculares na forma iônica, ou seja, com carga elétrica líquida, positiva ou negativa, baseada na sua movimentação através de um campo elétrico ou magnético. Serão usadas amostras provenientes de animais das raças Gir e Holandesas recebidas para exame microbiológico no Laboratório de TPOA no Campus da USP/FMVZ/VNP em Pirassununga/SP, feita a identificação microbiológica as bactérias serão submetidas aos protocolos de extração de lipídeos e bactérias integras, após a preparação das amostras, estas serão encaminhadas ao Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massa situado no Instituto de Química na Universidade Estadual de Campinas, onde será utilizado um espectrômetro de Massas Waters Synapt HDMS (Waters Corp., Milford, MA, USA) equipado com fonte de MALDI. Este projeto tem como objetivo propiciar a utilização da técnica de espectrometria de massas (MS) para diagnóstico em amostras de leite de vacas com mastite sub-clínica e clínica, de forma à tornar mais rápido e preciso o diagnóstico da mastite, doença de maior custo e freqüência em fazendas de leite e com isso reduzir a persistência da doença e os custos gerados por ela. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARREIRO, JULIANA REGINA; CAMPOS BRAGA, PATRICIA APARECIDA; FERREIRA, CHRISTINA RAMIRES; KOSTRZEWA, MARKUS; MAIER, THOMAS; WEGEMANN, BEATRIX; BOEETTCHER, VIKTORIA; EBERLIN, MARCOS N.; DOS SANTOS, MARCOS VEIGA. Nonculture-based identification of bacteria in milk by protein fingerprinting. PROTEOMICS, v. 12, n. 17, SI, p. 2739-2745, AUG 2012. Citações Web of Science: 21.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARREIRO, Juliana Regina. Identificação de patógenos causadores de mastite subclínica por espectrometria de massas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.