Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise quimiométrica de minerais e elementos traço para a caracterização da origem geográfica de méis brasileiros

Processo: 09/12557-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ana Rita de Araujo Nogueira
Beneficiário:Ana Beatriz Perriello Leme
Instituição-sede: Pecuária Sudeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/59083-9 - Espectrometria de massa acoplada ao plasma induzido: aspectos fundamentais e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Quimiometria

Resumo

A determinação da origem geográfica apresenta-se cada vez mais importante para a verificação da qualidade e rastreabilidade dos alimentos. O mel é um dos alimentos mais estudados em função de suas propriedades nutricionais e medicinais na dieta. Neste trabalho serão realizados estudos voltados ao preparo de amostras e a determinação química dos teores de minerais e elementos traço em amostras de mel provenientes de diferentes regiões brasileiras. Protocolos pré-estabelecidos para o preparo das amostras, empregando digestão por radiação microondas por cavidade serão utilizados. Além disso, será verificada a eficiência da digestão das amostras com o emprego de ácidos diluídos. Depois de estabelecido o procedimento, este será aplicado em amostras da cadeia produtiva, envolvendo plantas, própolis e mel provenientes de diferentes regiões brasileiras (Corumbá, Piauí, Belém, São Paulo, Paraná e Rondônia). Os digeridos serão analisados por espectrometria de massa com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS) para a determinação de minerais (K, P, Ca e Mg) e elementos traço (Fe, Zn, Cu, Mn, Se, Al, As, Cd, Cr e Pb). Os resultados serão utilizados em um estudo quimiometrico preliminar com o objetivo de classificar, caracterizar e distinguir a procedência das amostras com base nos teores dos analitos quantificados. A proposta está inserida em projeto tematico FAPESP (processo n. 06/59083-9), no qual estão sendo estabelecidos procedimentos para a quantificação de elementos inorgânicos em diferentes matrizes, com foco em instrumentação inovadora voltada à diminuição de interferências isobáricas e consequente aumento de sensibilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEME, ANA B. P.; BIANCHI, SILMARA R.; CARNEIRO, RENATO L.; NOGUEIRA, ANA R. A. Optimization of Sample Preparation in the Determination of Minerals and Trace Elements in Honey by ICP-MS. FOOD ANALYTICAL METHODS, v. 7, n. 5, p. 1009-1015, MAY 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.