Busca avançada
Ano de início
Entree

Pós-colheita dè abiu, bacuripari e camu-camu, nativos da região amazônica, cultivados N‚O Estado de São Paulo

Processo: 09/13653-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Angelo Pedro Jacomino
Beneficiário:Patrícia Maria Pinto
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia pós-colheita   Camu-camu

Resumo

No Brasil, existem diversas espécies frutíferas nativas com potencial de exploração comercial, especialmente na região da Amazônia, local de origem do abiu (Pouteria caimito Ruiz & Pav. Radlk.), bacuripari (Rheedia gardneriana Miers ex Planch. & Triana) e camu-camu (Myrciaria dubia HBK McVaugh). Dessa forma, o objetivo deste trabalho é estudar a fisiologia e a conservação pós-colheita destes frutos, bem como o comportamento dos mesmos quando submetidos a técnicas de conservação. O projeto será divido em três etapas. A primeira etapa visa determinar a influência do estádio de maturação na qualidade pós-colheita dos frutos estudados. A segunda etapa tem o objetivo de caracterizar a fisiologia pós-colheita dos frutos, bem como a influência da temperatura de armazenamento na qualidade dos mesmos. A terceira etapa visa determinar os efeitos do 1-Metilciclopropeno (1-MCP) e do Etileno (C2H4) na fisiologia e na conservação pós-colheita dos mesmos. Os frutos serão analisados quanto à incidência de podridões, atividade respiratória, produção de etileno e características físico-químicas (perda de massa fresca, coloração da casca e da polpa, firmeza da polpa, sólidos solúveis, acidez titulável e ácido ascórbico). Serão determinados também, os teores de clorofila, carotenóides totais e antocianinas totais. O delineamento estatístico será inteiramente casualizado, em esquema fatorial, com quatro repetições de dez frutos por tratamento. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey (5%).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, PATRICIA MARIA; SPRICIGO, POLIANA CRISTINA; DA SILVA, SIMONE RODRIGUES; SARGENT, STEVEN ALONZO; JACOMINO, ANGELO PEDRO. Effect of 1-MCP and low-temperature storage on postharvest conservation of camu-camu. ACTA PHYSIOLOGIAE PLANTARUM, v. 40, n. 12 DEC 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Patrícia Maria. Pós-colheita de abiu, bacupari e camu-camu, nativos da Região Amazônica, cultivados no Estado de São Paulo. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.