Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de vinhaça por gotejamento subsuperficial em cana-de-açúcar fertirrigada

Processo: 09/13655-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Marcos Vinícius Folegatti
Beneficiário:Fábio Jordão Rocha
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Manejo da irrigação   Fertirrigação   Biometria   Vinhaça

Resumo

O trabalho tem como objetivo estudar a aplicação de diferentes doses de vinhaça via gotejamento na cana-de-açúcar com uma metodologia envolvendo estudos com a planta, com o solo e uma análise energética. O experimento será instalado na Fazenda Areão (22º43'' de latitude sul e 47º38'' de longitude oeste com uma altitude de 511m) na área experimental do Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP, situada em Piracicaba-SP. Será adotado o delineamento inteiramente casualizado com 6 tratamentos e 4 repetições, sendo o tratamento 1 sem irrigação e com adubação convencional junto ao plantio, tratamento 2 fertirrigado sem aplicação de vinhaça, tratamento 3, 4, 5 e 6, serão fertirrigados com as doses: ½ dose Cetesb, dose Cetesb, 2x dose Cetesbe e 3x dose Cetesb, respectivamente. As avaliações nas plantas englobarão altura de planta, número e diâmetro de colmos, distância de internódios e teor de clorofila nas folhas, que serão determinadas quinzenalmente durante todo ciclo da cultura. Também serão coletadas no início de cada período fenológico (perfilhamento, crescimento dos colmos e maturação) 10 folhas por parcela para análise de nutrientes na folha. O solo será monitorado com sonda Diviner 2000 (Sentek) para determinação da umidade a cada três dias, e extratores de solução para coleta da solução do solo para leitura de pH e condutividade elétrica a cada 15 dias. Para análise energética serão consideradas as energias de entradas e energia de saída (ton cana/ha, kg ATR/ha e L álcool/ha) para determinação do EROI (Energy Return of Investment) e o balanço energético.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Fábio Jordão. Desenvolvimento e produtividade da cana-de-açúcar submetida a diferentes doses de vinhaça. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.