Busca avançada
Ano de início
Entree

A crise da autoridade na educação

Processo: 09/12608-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Sergio Fonseca de Carvalho
Beneficiário:Iris Regina Fernandes Moser
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende investigar as possíveis repercussões da crise da noção de autoridade na área de educação, tendo como objetivo a compreensão de suas condições de possibilidade e emergência. Para tanto, recorrerá aos diagnósticos de diferentes áreas acadêmicas e ao discurso dos atores ligados às instituições educacionais: professores e afins. Parte-se aqui das modernas teorias educacionais a fim de compreender como um "novo" ideal de educação por elas promovido teria incidido no cotidiano dos professores e suas práticas, criando, assim, novas condutas e valores. Tratar-se-á, em suma, de investigar como teorias "escolanovistas" - concebidas sobretudo no contexto educacional europeu - foram reelaboradas no Brasil, permeando o campo de discurso pedagógico, cuja formação esta pesquisa pretende acompanhar a partir de consultas à periódicos de ampla circulação e obras de referências que estabeleceram esse diálogo, promovendo-o.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOSER, Iris Regina Fernandes. A crise da autoridade na educação: o discurso e a imagem docente reformulada. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.