Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de biomarcadores bioquímicos de contaminação em girinos de anfíbios anuros expostos ao pesticida RegentGW800

Processo: 09/12636-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Eduardo Alves de Almeida
Beneficiário:Tatiana Cristina Stefani Margarido
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/03873-1 - Estudo de variações bioquímicas em tilápias, como biomarcadores de contaminação ambiental, AP.JP
Assunto(s):Estresse oxidativo   Ecotoxicologia

Resumo

Um dos principais pesticidas utilizados no cultivo da cana-de-açúcar na região de São José do Rio Preto é o Regent 800, cujo principal componente é o fipronil. O fipronil é um inseticida potente capaz de eliminar inclusive pragas resistentes a organofosforados e piretróides, sendo capaz de agir com eficácia sobre 12 diferentes espécies de cupins da cana-de-açúcar. Porém os efeitos tóxicos do fipronil sobre organismos não-alvo tais como girinos de anfíbios anuros, são pouco conhecidos. É possível que esse composto exerça uma grande toxicidade para esses seres, uma vez que o fipronil pode ser carreado para os ambientes aquáticos nas épocas de chuva, coincidente com o período de ocorrência de girinos no ambiente aquático em nossa região. Sendo assim, é possível que o fipronil esteja contribuindo para o declínio das populações de anfíbios anuros na região Noroeste de São Paulo, devido a seu intenso uso. O presente projeto visa testar a toxicidade aguda do fipronil em girinos em diferentes estágios de desenvolvimento a fim de se estabelecer a LD50(96h) para esses animais, assim como verificar o efeito de doses-subletais do composto no desenvolvimento dos animais e em alguns sistemas bioquímicos dos girinos, tais como sistemas de defesa antioxidantes, atividade de esterases e peroxidação lipídica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEFANI MARGARIDO, TATIANA CRISTINA; FELICIO, ANDREIA ARANTES; ROSSA-FERES, DENISE DE CERQUEIRA; DE ALMEIDA, EDUARDO ALVES. Biochemical biomarkers in Scinax fuscovarius tadpoles exposed to a commercial formulation of the pesticide fipronil. MARINE ENVIRONMENTAL RESEARCH, v. 91, n. SI, p. 61-67, OCT 2013. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARGARIDO, Tatiana Cristina Stefani. Biomarcadores bioquímicos de contaminação em girinos de anfíbios anuros expostos a Regent®800WG (Fipronil). 2011. 54 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.