Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão das espécies de Macrobrachium pertencentes ao "complexo olfersi" (Crustacea, Palaemonidae): análises morfológicas e moleculares

Processo: 09/12409-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Luis Medina Mantelatto
Beneficiário:Natália Rossi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crustacea   Palaemonidae

Resumo

Os camarões do gênero Macrobrachium representam um grupo extremamente diversificado e de resolução sistemática controvérsia que obtiveram sucesso na colonização de ambientes estuarinos, marinhos e de água doce em todo o mundo, sendo relativamente abundantes e de grande interesse econômico. Esses fatores incitam muitos estudos para o melhor conhecimento destes animais. Entretanto pesquisas elucidando a sistemática e a taxonomia das espécies deste gênero ainda são pouco elucidativas para alguns grupos taxonômicos. Fato que ocorre com a espécie Macrobrachium olfersi que apresenta uma grande variação intraespecífica, e é comumente confundido com espécies como Macrobrachium faustinum, Macrobrachium digueti, Macrobrachium crenulatum, Macrobrachium hancocki e Macrobrachium acanthochirus. Diante deste problema, faz-se necessário uma análise mais detalhada sobre este complexo de espécies, para delinear todas as variações existentes e verificar a hipótese sobre a validade do grupo denominado de "complexo olfersi". Para isso esse projeto almeja um estudo com um grande número de caracteres, que envolvam a morfologia e a biologia molecular. O alinhamento do uso das ferramentas morfológicas e moleculares proporcionará uma maior consistência de resultados que implicará em uma melhor resolução do status taxonômico do grupo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEGRI, MARIANA; MAGALHAES, TATIANA; ROSSI, NATALIA; FELDER, DARRYL L.; MANTELATTO, FERNANDO L. REPRODUCTIVE ASPECTS OF THE SHRIMP CUAPETES AMERICANUS (KINGSLEY, 1878) (CARIDEA, PALAEMONIDAE) FROM BOCAS DEL TORO, PANAMA. CRUSTACEANA, v. 90, n. 7-10, p. 1061-1078, 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSI, Natália. Revisão das espécies de Macrobrachium, Bate, 1868, pertencentes ao complexo M. olfersii (Crustacea, Palaemonidae): análises morfológicas e moleculares. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.