Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultivo e caracterização de células tronco embrionárias de bovinos

Processo: 09/12469-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Fernanda da Cruz Landim
Beneficiário:Mídyan Daroz Guastali
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia do desenvolvimento   Células-tronco embrionárias   Técnicas in vitro   Bovinos   Embrião

Resumo

Células tronco embrionárias (CTE) são caracterizadas pelas capacidades de auto-renovação e diferenciação. No entanto, os mecanismos moleculares que regulam estes dois processos são mal compreendidos. CTE de camundongos foram originalmente isoladas a partir da massa celular interna (MCI) de blastocistos produzidos in vitro e in vivo e mantidas em cultura sem perda da pluripotência, originando tecidos das três camadas germinativas. Há profundo interesse em conhecer os processos envolvidos na proliferação e diferenciação das células embrionárias contribuindo, no futuro, para engenharia de tecidos e clonagem terapêutica. Para tanto, os objetivos deste trabalho são comparar o potencial gerador de CTE de embriões bovinos produzidos in vitro em meio contendo alta e baixa concentração de soro. A manutenção da pluripotência das células em cultivo será avaliada através da ação de dois fatores, a LIF e o bFGF, utilizados isoladamente ou em conjunto, no cultivo in vitro de em CTEbov. Será realizada ainda a identificação da expressão in sito dos fatores de indiferenciação Oct-4 e Sox-2 e a atividade da fosfatase alcalina em blastocistos bovinos com 8 dias de idade e em células tronco embrionárias em cultivo através de marcação imunohistoquímica. Adicionalmente será avaliado o potencial de diferenciação in vitro das CTEbov para linhagens celulares de origem endodermal, mesodermal e ectodermal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUASTALI, Mídyan Daroz. Cultivo e caracterização de células-tronco embrionárias de bovinos. 2012. 77 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Instituto de Biociências..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.