Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento da técnica de tomografia por coerência óptica de autocorrelação para aplicações biomédicas.

Processo: 09/13764-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Anderson Zanardi de Freitas
Beneficiário:Marcus Paulo Raele
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tomografia   Diagnóstico óptico   Óptica

Resumo

Tomografia por Coerência Óptica OCT (Optical Coherence Tomography), é uma técnica para geração de imagens de seções transversais de meios espalhadores, baseada em interferometria, a qual se assemelha às imagens geradas em exames histológicos, com a vantagem de ser não invasiva, indolor e não utiliza radiação ionizante. A OCT já é amplamente utilizada em diagnósticos oftalmológicos e sua utilização vem crescendo em várias áreas, entre elas a área odontológica. Imagens OCT de dentes permitem identificar precocemente lesões de cáries e eventuais falhas em restaurações. O trabalho aqui proposto refere-se ao estudo de sinais interferométricos de autocorrelação, que na maioria das vezes não é aproveitado nas técnicas de OCT convencionais. Uma análise mais profunda da teoria de interferometria, juntamente com alguns estudos, demonstra a possibilidade de gerar imagens utilizando o sinal de autocorrelação, com a vantagem de utilizar um arranjo óptico mais simples e de menor custo do que as técnicas de OCT, o que potencialmente, pode tornar os benefícios da técnica de OCT mais acessível à sociedade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAELE, MARCUS PAULO; GOMES TARELHO, LUIZ VICENTE; DA SILVA AZEREDO, CARLOS LEONARDO; COUCEIRO, IAKYRA BORRAKUENS; FREITAS, ANDERSON ZANARDI. Improving axial resolution in spectral domain low-coherence interferometry through fast Fourier transform harmonic artifacts. Optical Engineering, v. 53, n. 7 JUL 2014. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAELE, Marcus Paulo. Desenvolvimento da técnica de tomografia por coerência óptica de autocorrelação e melhoramento de resolução axial por análise de sinal via transformada de Fourier. 2013. Tese de Doutorado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.