Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do papel da via metabólica regulada pelo microRNA156 no processo de brotação de gemas laterais

Processo: 09/12710-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Fabio Tebaldi Silveira Nogueira
Beneficiário:Geraldo Felipe Ferreira e Silva
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/58289-5 - Isolamento e caracterização de microRNAs e seus genes alvo em cana-de-açúcar, AP.BIOEN.JP
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   MicroRNAs   Desenvolvimento vegetal

Resumo

A arquitetura dos ramos laterais de plantas é um importante fator agronômico que determina a produção no campo. A formação de gemas laterais e sua posterior brotação (ramificação) são fatores-chave que controlam a arquitetura dos ramos laterais. A capacidade de formação de ramos laterais afeta tanto a biomassa foliar quanto o número de inflorescências. RNAs não codantes de 20-27 nucleotídeos (nt) regulam transcricionalmente e pós-transcricionalmente a expressão de genes endógenos, modelando o transcriptoma e a produção de proteínas. Dentre estes, microRNAs (miRNAs) desempenham papel ímpar no desenvolvimento vegetal, observação comprovada pela avaliação fenotípica e molecular de plantas transgênicas e de mutantes defectivos na produção de tais RNAs. Vários membros de famílias gênicas envolvidas em mecanismos de formação e brotamento de gemas laterais são alvos de regulação por miRNAs, sugerindo que esses RNAs estão envolvidos nesse aspecto do desenvolvimento vegetal. Um desses exemplos á a familia de fatores de transcrição do tipo SQUAMOSA (SQUA) promoter-binding-like (SPL), na qual alguns membros são regulados pós-transcricionalmente pelo microRNA 156. A superexpressão do miR156 promove severa redução na dominância apical, levando a uma maior produção de ramos laterais e aumento de biomassa. Embora seja evidente o papel desse miRNA na formação de ramos axilares, até o momento não há estudos elucidando quais vias genéticas e regulatórias de brotação lateral são alteradas em resposta a expressão ectópica do miR156. Tais estudos poderão contribuir não somente para o melhor entendimento dos mecanismos associados ao processo de formação de órgãos laterais, mas também ter potenciais aplicações no melhoramento vegetal.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA E SILVA, GERALDO FELIPE; SILVA, EDER MARQUES; AZEVEDO, MARIANA DA SILVA; CORAZON GUIVIN, MIKE ANDERSON; RAMIRO, DANIEL ALVES; FIGUEIREDO, CASSIA REGINA; CARRER, HELAINE; PEREIRA PERES, LAZARO EUSTAQUIO; SILVEIRA NOGUEIRA, FABIO TEBALDI. microRNA156-targeted SPL/ SBP box transcription factors regulate tomato ovary and fruit development. Plant Journal, v. 78, n. 4, p. 604-618, MAY 2014. Citações Web of Science: 71.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Geraldo Felipe Ferreira e. Regulação do desenvolvimento e determinação do fruto de tomateiro (Solanum lycopersicum) pela via microRNA156/ SQUAMOSA Promoter-Binding Protein-Like (SPL). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.