Bolsa 09/12721-9 - Pós-estruturalismo, Comunicação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O Departamento de Design Gráfico da Cranbrook Academy of Art (1971-1995): novos caminhos para o design.

Processo: 09/12721-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Zibel Costa
Beneficiário:Iara Pierro de Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pós-estruturalismo   Comunicação   Pós-modernismo   Design gráfico   Modernismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Ensino de design e arquitetura | História do design gráfico e arquitetura | Modernismo | Pós-estruturalismo | Pós-Modernismo | Design Gráfico

Resumo

A Cranbrook Academy of Art, escola de arquitetura, arte e design norte-americana, fundada em meados dos anos 1930 nos arredores de Detroit-Michigan trabalhava, assim como muitas outras, com princípios modernistas. No entanto, a partir dos anos 1970, o departamento de design gráfico, sob a direção de Katherine McCoy, destacou-se de outras escolas do período, ao quebrar uma série de paradigmas propostos pelo design moderno, bem como manifestações de design pós-modernas.A partir da crítica ao modernismo de que o design não é uma profissão neutra, em que se trabalha a forma apenas a favor do conteúdo, e da crítica à new wave de que o design gráfico não deve se preocupar apenas com a forma, a escola percebeu o design como uma poderosa ferramenta de comunicação e, dessa maneira, também, a necessidade de se produzir peças gráficas que encorajassem a participação do público, a partir da relação do conteúdo com a forma gráfica. A proposta deste trabalho consiste em analisar algumas das idéias e conceitos trabalhados na Cranbrook, principalmente entre 1971 e 1995, além de procurar estabelecer seu contexto, comparando a fase anterior - 1932 a 1970, posterior - 1996 a atual, o programa modernista, os experimentos e a ruptura pós-moderna e a teoria pós estruturalista. Percebemos a importância dessa pesquisa, uma vez que não há muito material disponível no Brasil e principalmente pela escola não ser apenas um modelo que percebeu o potencial de um estilo gráfico, mas o de novas formas de ensino, discussão e reflexão do design gráfico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Iara Pierro de. O Departamento de Design Gráfico da Cranbrook Academy of Art (1971-1995): novos caminhos para o design. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.