Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino Fundamental de 9 anos e gêneros orais do discurso: o trabalho pedagógico na articulação de letramento e oralidade

Processo: 09/12757-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cintra Martins
Beneficiário:Jefferson Santos de Araújo
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Letramento   Alfabetização

Resumo

Este projeto envolve pesquisa de campo que pretendemos desenvolver em sala de aula de 1o. ano do Ensino Fundamental, dando continuidade a nosso trabalho de Iniciação Científica (Fapesp 2009/05318-3 ) que se encontra em andamento. No projeto que ora apresentamos, mantemos nosso enfoque interdisciplinar de forma que nos concentraremos em teorizações advindas dos campos do interacionismo sócio-discursivo (Bronckart, 1999; Schneuwly & Dolz, 2004) e da psicologia histórico-cultural (Vigotskii et al, 2001; Leontiev, 1978; Elkonin, 1971). Devido à antecipação do ingresso dos alunos no Ensino Fundamental, que passou a atender crianças de seis anos, nosso objetivo principal é investigar empiricamente, no decorrer de um ano, o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a oralidade, elaborando propostas de intervenção com gêneros orais como forma de articular práticas de letramento e de oralidade, assim como os processos de letramento e de alfabetização. Desenvolveremos, por um lado, pesquisa bibliográfica, em que buscaremos as articulações teóricas entre conceituações construídas nos campos da Lingüística Aplicada e da Psicologia da Educação; por outro, pesquisa de campo de viés qualitativo numa abordagem sócio-histórica e participativa, que envolverá a observação das práticas pedagógicas e posteriores intervenções em uma turma de 1o. ano do Ensino Fundamental, procurando trazer maiores e mais profundas contribuições para a compreensão do trabalho pedagógico com a oralidade em suas inter-relações com a escrita. Esperamos trazer contribuições para se pensar o processo de ensino e aprendizagem de língua materna junto a crianças de seis anos, promovendo a necessária reflexão sobre a relação entre gêneros orais e suas implicações para o letramento, ou seja, sobre o trabalho pedagógico na articulação de letramento e oralidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)