Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do canto de anúncio e do tamanho corporal no espaçamento entre machos em agregações de Dendropsophus nanus (Anura, Hylidae)

Processo: 09/12761-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Christopher Gordon Murphy
Beneficiário:Verônica Thiemi Tsutae de Sousa
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bioacústica

Resumo

As agregações reprodutivas formadas por machos de anuros frequentemente impõem custos aos machos, como competição vocal e mascaramento auditivo, diminuindo seu fitness reprodutivo. Estes custos podem ser minimizados pela manutenção de espaçamento entre os machos, influenciada pelos cantos de anúncio. No entanto, nesse sentido, poucos parâmetros do canto de anúncio têm sido investigados. Adicionalmente, a capacidade de avaliação da competitividade de outros machos, com base no canto de anúncio, pode ser importante na determinação da distribuição espacial dos machos de anuros. Objetivamos, neste trabalho, testar a hipótese de que a distribuição espacial dos machos de anuros no coro reprodutivo é determinada por um conjunto de parâmetros do canto de anúncio capazes de estabelecer e manter o espaçamento entre os machos e de transmitir informações a respeito da competitividade, relativa ao tamanho corporal, de outros machos. Com base nesta hipótese, as seguintes predições puderam ser levantadas: 1) a distância entre os machos variará na mesma proporção em que varia um ou mais parâmetros do canto de anúncio; 2) a distância mantida entre os machos em sua distribuição no hábitat será diretamente proporcional ao tamanho corporal dos machos; 3) a distância entre os machos e os alto-falantes será diretamente proporcional a um valor extremo do parâmetro investigado. Para testar a hipótese, o espaçamento entre machos em agregação de Dendropsophus nanus (Anura, Hylidae) será avaliado por meio da realização de um estudo das interações entre os machos em atividade de vocalização natural e, posteriormente, por um experimento de playback.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENESKY, MATTHEW D.; ROSSA-FERES, DENISE C.; NOMURA, FAUSTO; DE ANDRADE, GILDA VASCONCELLOS; PEZZUTI, TIAGO LEITE; TSUTAE DE SOUSA, VERONICA THIEMI; ANDERSON, CHRISTOPHER V.; WASSERSUG, RICHARD J. Comparative feeding kinematics of tropical hylid tadpoles. Journal of Experimental Biology, v. 216, n. 10, p. 1928-1937, MAY 2013. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Verônica Thiemi Tsutae de. Efeitos do canto de anúncio e do tamanho corporal no espaçamento entre machos em agregações de Dendropsophus nanus (Anura, Hylidae). 2012. 49 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.