Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial alelopático de extratos e frações das folhas de Neea theifera Oerst. (Nyctaginaceae) na viabilidade germinativa de sementes de Lactuca sativa.

Processo: 09/12789-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Regildo Márcio Gonçalves da Silva
Beneficiário:Valter Henrique Marinho dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Neea theifera   Alelopatia

Resumo

A alelopatia é um mecanismo de interação bioquímica entre vegetais, considerada uma forma de adaptação química defensiva das plantas. Neste fenômeno, biomoléculas produzidas por uma planta são liberadas para o meio ambiente e influenciam no crescimento e desenvolvimento de plantas vizinhas. Assim, o objetivo deste estudo é analisar fitoquimicamente os diferentes extratos de Neea theifera e os bioensaios de laboratório quanto ao seu poder em demonstrar o potencial alelopático das plantas. Os bioensaios serão conduzidos em laboratório (pré e pós-emergência) e em casa de vegetação. Nos testes laboratoriais, as sementes e plântulas de Lactuca sativa serão tratados com o extrato metanólico (nas concentrações de 5, 10 e 20 mg/mL), frações e sub-frações de Neea theifera e um grupo controle negativo (água e/ou Tween80 a 0,3%). Já nos testes em casa de vegetação, sementes de soja e emília serão submetidos a um experimento delineado em blocos ao acaso com 4 repetições em esquema fatorial 2x3, sendo administrado as sub-frações ativas combinadas com três épocas de aplicação (pré-plantio, plantio e pós-plantio).O teste de viabilidade nas sementes submetidas aos extratos será realizado pelo teste do tetrazólio, já o teste de fitotoxicidade será elucidado pelo índice mitótico. Serão feitas reações por meio de solventes em uma coluna de cromatografia para detecção de possíveis aleloquímicos no extrato bruto. Sendo assim a investigação da viabilidade germinativa e da fitotoxicidade poderá contribuir de forma significante para elucidar o mecanismo de ação destes aleloquímicos no meio ambiente e na possível produção de herbicidas naturais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Valter Henrique Marinho dos. Potencial alelopático de extratos e frações de Neea theifera Oerst. (Nyctaginaceae) sobre sementes e plântulas de Lactuca sativa. 2012. 44 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências de Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.