Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectroscopia de fluorescência para detecção de neoplasia bucal

Processo: 09/12938-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Luiz Paulo Kowalski
Beneficiário:Ana Lucia Noronha Francisco
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Diagnóstico precoce   Carcinoma de células escamosas   Espectroscopia de fluorescência   Neoplasias

Resumo

O câncer da boca é um problema de saúde pública, com grande incidência na população brasileira. O paciente afetado apresenta-se para o tratamento tardiamente, com a doença em estágio avançado na maioria das vezes, com conseqüente diminuição da taxa de sobrevida. Diante disso, torna-se imprescindível e de fundamental importância a detecção do câncer de boca em estágio precoce. A espectroscopia de fluorescência é uma ferramenta diagnóstica não invasiva que pode auxiliar na detecção do câncer em tempo real, com o potencial de fornecer sensibilidade e especificidade semelhantes ao diagnóstico clínico de profissionais experientes. É uma técnica relativamente simples, rápida e acurada que consiste em avaliar a composição bioquímica e a estrutura do tecido pelo espectro de fluorescência emitido por ele, após aplicação de uma fonte de luz. Quando há progressão de um estado normal para um estado alterado, isso é refletido nas características espectrais da fluorescência dos tecidos, podendo ser correlacionada com o exame histopatológico destes tecidos. O objetivo do presente estudo consiste em discriminar, na mucosa bucal, tecido sadio de neoplásico, por meio de espectroscopia de fluorescência.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NORONHA FRANCISCO, ANA LUCIA; CORRER, WAGNER RAFAEL; AZEVEDO, LUCIANE HIRAMATSU; KERN, VIVIAN GALLETTA; LOPES PINTO, CLOVIS ANTONIO; KOWALSKI, LUIZ PAULO; KURACHI, CRISTINA. Fluorescence spectroscopy for the detection of potentially malignant disorders and squamous cell carcinoma of the oral cavity. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 11, n. 2, p. 82-90, JUN 2014. Citações Web of Science: 7.
FRANCISCO, A. L. N.; CORRER, W. R.; AZEVEDO, L. H.; GALLETTA, V. K.; PINTO, C. A. L.; KOWALSKI, L. P.; KURACHI, C. Fluorescence spectroscopy for the detection of potentially malignant disorders of the oral cavity: analysis of 30 cases. Laser Physics, v. 24, n. 1 JAN 2014. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCISCO, Ana Lucia Noronha. Espectroscopia de fluorescência para detecção de lesões potencialmente malignas e carcinoma epidermóide da cavidade oral : estudo prospectivo. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.