Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação, caracterização e avaliação da atividade antitumoral in vitro de nanocápsulas contendo Selol

Processo: 09/13208-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Antonio Claudio Tedesco
Beneficiário:André Miotello Falqueiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Nanocápsulas   Neoplasias

Resumo

O câncer é um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo responsável por mais de seis milhões de óbitos a cada ano, representando cerca de 12 % de todas as causas de morte no mundo. A quimioterapia, dentre as modalidades de tratamento, é a que possui maior incidência de cura, tendo como base o uso de agentes químicos que interferem no processo de crescimento e divisão celular. Os tratamentos empregados na terapia do câncer são destituídos de toxicidade seletiva, provocando efeitos colaterais graves, dentre eles, a inibição da resposta imunológica, crítica para a recuperação do paciente.Neste sentido o emprego de sistemas transportadores de fármacos vem ao encontro da necessidade de diminuição da dose com otimização dos efeitos terapêuticos, podendo assim, dentre outras vantagens, aumentar a seletividade do agente antitumoral, minimizar sua toxicidade e, elevar as taxas de cura de diferentes tipos de câncer, sendo a nanoencapsulação um importante campo para o desenvolvimento de novas formulações.Os fármacos veiculados através de nanocápsulas podem estar localizados no núcleo oleoso e/ou adsorvido à parede polimérica externa. A nanocápsula é uma forma farmacêutica de grande interesse devido a sua cavidade central oleosa, a qual permite altas taxas de encapsulação de substâncias hidrofóbicas. O Selol é um novo composto semi-sintético, possui o selênio na sua estrutura polimérica e foi obtido a partir do óleo de girassol. O composto possui características hidrofóbicas, baixa toxicidade e é completamente eliminado na urina dentro de 24 horas.Os objetivos do presente trabalho são a obtenção e caracterização de nanocápsulas contendo o agente quimioterápico selol e, avaliar em modelos in vitro, o efeito citotóxico das nanocápsulas de selol.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FALQUEIRO, A. M.; SIQUEIRA-MOURA, M. P.; JARDIM, D. R.; PRIMO, F. L.; MORAIS, P. C.; MOSINIEWICZ-SZABLEWSKA, E.; SUCHOCKI, P.; TEDESCO, A. C. In vitro cytotoxicity of Selol-loaded magnetic nanocapsules against neoplastic cell lines under AC magnetic field activation. Journal of Applied Physics, v. 111, n. 7 APR 1 2012. Citações Web of Science: 8.
ESTEVANATO, LUCIANA L. C.; DA SILVA, JAQUELINE R.; FALQUEIRO, ANDRE M.; MOSINIEWICZ-SZABLEWSKA, EWA; SUCHOCKI, PIOTR; TEDESCO, ANTNIO C.; MORAIS, PAULO C.; LACAVA, ZULMIRA G. M. Co-nanoencapsulation of magnetic nanoparticles and selol for breast tumor treatment: in vitro evaluation of cytotoxicity and magnetohyperthermia efficacy. INTERNATIONAL JOURNAL OF NANOMEDICINE, v. 7, p. 5287-5299, 2012. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FALQUEIRO, André Miotello. Nanocápsulas contendo selol e fluído magnético: preparação, caracterização e avaliação da atividade antitumoral in vitro. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.