Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia para projetos de crédito de carbono envolvendo a conversão da exploração madeireira convencional para o manejo florestal com exploração de impacto reduzido.

Processo: 09/13277-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Manejo Florestal
Pesquisador responsável:Edson José Vidal da Silva
Beneficiário:Thales Augusto Pupo West
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Restauração florestal   Carbono   Créditos de carbono

Resumo

O chamado mercado voluntário de créditos de carbono possibilita o desenvolvimento de atividades florestais além das estipuladas pelo Protocolo de Kyoto. Dentre os diversos padrões do mercado voluntário, está o "Voluntary Carbon Standard" (VCS), único padrão mercado voluntario que possibilita o desenvolvimento de projetos de carbono baseados na conversão da exploração madeireira convencional para o manejo florestal com exploração de impacto reduzido (MF-EIR).Não obstante, para a execução de um projeto baseado neste tipo de atividade, é necessário o desenvolvimento de uma metodologia adequada e sua aprovação segundo os padrões estabelecidos pelo VCS, que não existe até o momento.O objetivo desse plano de mestrado é desenvolver uma metodologia para projetos de crédito de carbono envolvendo a conversão de exploração madeireira convencional para MF-EIR e aplicá-la no contexto real de uma área florestal localizada em Paragominas, estado do Pará, a fim de se avaliar a viabilidade econômica e técnica da utilização da metodologia em uma situação real de projeto.A área em questão foi submetida a três tratamentos distintos - exploração convencional, MF-EIR e não-explorada (testemunha) - apresentando um grande volume de dados em relação à regeneração florestal, coletado durante um período de 16 anos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDAL, EDSON; WEST, THALES A. P.; PUTZ, FRANCIS E. Recovery of biomass and merchantable timber volumes twenty years after conventional and reduced-impact logging in Amazonian Brazil. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 376, p. 1-8, SEP 15 2016. Citações Web of Science: 16.
WEST, THALES A. P.; VIDAL, EDSON; PUTZ, FRANCIS E. Forest biomass recovery after conventional and reduced-impact logging in Amazonian Brazil. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 314, p. 59-63, FEB 15 2014. Citações Web of Science: 35.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WEST, Thales Augusto Pupo. Metodologia para projetos florestais de créditos de carbono envolvendo a conversão da exploração madeireira convencional para o manejo florestal com exploração de impacto reduzido. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.