Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do treino na habilidade de alcance manual em lactentes

Processo: 09/13631-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Eloisa Tudella
Beneficiário:Andréa Baraldi Cunha
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Lactentes

Resumo

Considerando-se que as mudanças no processo de adaptabilidade do organismo ocorrem em resposta à influência convergente de restrições intrínsecas e extrínsecas, estudos têm demonstrado que a prática pode afetar os movimentos dos membros superiores em lactentes. Todavia, a literatura sobre o tema ainda é escassa e existem lacunas quanto à verificação do efeito do treinamento específico no aprimoramento do alcance manual em lactentes. Sendo assim, o presente estudo pretende verificar a influência do treinamento específico na habilidade de alcance manual em lactentes. Participarão do estudo, 48 lactentes a termo, subdivididos em três grupos: 16 lactentes que não receberão treino, caracterizando o grupo controle (GC); 16 que receberão treino específico do alcance na posição supina (0°), e 16 que receberão treino específico do alcance na posição reclinada a 45º. Para avaliação do alcance, os lactentes serão posicionados em supino a 0° e sentados a uma inclinação de 45°, durante 2 minutos em cada postura. Serão realizadas duas avaliações do movimento de alcance. A primeira será realizada antes do treinamento e a segunda logo após o treinamento. Todos os lactentes deverão estar em estado de alerta. Para estímulo do alcance, será apresentado um objeto maleável e atrativo na linha média do lactente, a uma distância correspondente ao comprimento de seu braço. As avaliações serão filmadas por 4 câmeras filmadoras digitais, sendo 3 utilizadas para a análise tridimensional do movimento, enquanto que 1 câmera será utilizada para as análises categóricas. As imagens serão analisadas quadro a quadro por meio do sistema Dvideow 5.0. Para realizar o protocolo de treino, os lactentes serão subdivididos em 2 grupos: em supino e reclinada. O treino em supino deverá ser realizado estando o lactente em um colchonete. Para o treino na postura reclinada, o pesquisador responsável deverá posicionar o lactente nos seus membros inferiores (quadris e joelhos fletidos por volta de 120° e 50° graus, respectivamente). O treino deverá ocorrer durante 10 minutos. Para análise estatística das variáveis será aplicado o Teste de Levene de Homogeneidade de Variância e o teste Kolmogorov-Smirnov de Normalidade. Uma vez que as suposições sejam atendidas, poderão ser aplicados testes paramétricos e não-paramétricos dependendo das condições de homogeneidade e normalidade da amostra, considerando-se o nível de significância ±=5%. Com esse projeto espera-se obter uma melhor compreensão sobre como o sistema sensório-motor de lactentes ajusta-se ao treinamento específico, bem como contribuir para o embasamento de medidas de prevenção e intervenção de disfunções do desenvolvimento sensório-motor em lactentes de risco. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNHA, ANDREA BARALDI; SOARES, DANIELE DE ALMEIDA; CARVALHO, RAQUEL DE PAULA; ROSANDER, KERSTIN; VON HOFSTEN, CLAES; TUDELLA, ELOISA. Maturational and situational determinants of reaching at its onset. INFANT BEHAVIOR & DEVELOPMENT, v. 41, p. 64-72, NOV 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.