Busca avançada
Ano de início
Entree

Migrações internacionais contemporâneas: o caso dos bolivianos em São Paulo

Processo: 09/12996-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Zilda Marcia Grícoli Iokoi
Beneficiário:Júlia Spiguel Favaretto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Cidadania   História oral   Espaço urbano   Migração internacional   Desigualdades

Resumo

Este projeto pretende seguir a experiência já realizada na pesquisa de iniciação científica "História e Memória da Cidade de São Paulo: os bairros da Zona Leste" (CNPq 2004/2006), em que recursos interdisciplinares foram utilizados para a compreensão da história local dos bairros de Ermelino Matarazzo e São Miguel Paulista, cujo surgimento é resultado da massiva migração de nordestinos para a capital paulista (1940-1970). Essa pesquisa de mestrado, que integra o Projeto Temático "Imigrações contemporâneas em cidades globais: intolerâncias e solidariedades" (com início previsto para Fevereiro de 2010), tem como objetivo investigar o fenômeno da imigração de bolivianos para a mesma cidade, a partir da década de 1970.Partindo da leitura bibliográfica, da pesquisa de campo junto à comunidade boliviana e do registro de narrativas de vida, pretende-se problematizar a presença desses imigrantes na cidade de São Paulo, considerando-a como desdobramento do contexto do capitalismo tardio.Tendo em vista a complexidade do tema, a questão da imigração boliviana será analisada sob diversos prismas, entre eles: a importação de trabalhadores como um mecanismo de produção de desigualdades; a subcidadania e a vulnerabilidade dos imigrantes indocumentados como resultado do não acesso à cidadania; as formas de ocupação dos espaços urbanos por esse grupo como reflexos de sua relação com a sociedade brasileira; e, finalmente, o impacto da experiência da migração nas trajetórias individuais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAVARETTO, Júlia Spiguel. Descolonizando saberes: Histórias de Bolivianos em São Paulo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.