Busca avançada
Ano de início
Entree

Preço relativo do capital, produtividade e crescimento econômico: o papel do II PND

Processo: 09/13069-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico
Pesquisador responsável:Mauro Rodrigues Jr
Beneficiário:Dejanir Henrique Silva
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comércio internacional   Crescimento econômico

Resumo

O objetivo deste projeto é avaliar se restrições ao comércio internacional, como aquelas realizadas no período do II PND, são capazes de explicar um conjunto de fatos estilizados para o Brasil, a partir da década de 70, como a elevação do preço relativo dos bens de capital, queda na produtividade e acumulação de capital.O referencial teórico utilizado para estudar o fato empírico destacado consiste em um modelo de capital heterogêneo com progresso técnico endógeno. Destaque será dado aos possíveis impactos que restrições ao comercio internacional podem ter sobre a economia neste contexto.Conforme prática na literatura, o modelo será calibrado e será avaliado se ele é capaz de gerar resultados quantitativos em linha com o observado da experiência brasileira.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Dejanir Henrique. Two essays on economic growth and the relative price of capital. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.