Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos in vitro do aluminio como desregulador endocrino sobre a hipofise e ovarios de oreochromis niloticus (teleostei: cichlidae)

Processo: 09/53077-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Renata Guimarães Moreira Whitton
Beneficiário:Amanda de Moraes Narcizo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gonadotrofinas   Poluição   Endocrinologia   Peixes   Alumínio   Reprodução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluminio | Endocrinologia | Gonadotropinas | Peixes | Poluicao | Reproducao

Resumo

Os metais devido as suas características bioacumulativas e não biodegradáveis são importantes poluentes aquáticos. Alguns metais são considerados essenciais ao metabolismo normal dos organismos, enquanto outros não essenciais são considerados tóxicos. Apesar desta distinção, todos eles em altas concentrações são considerados tóxicos atuando sempre em combinação com moléculas orgânicas, geralmente proteínas. Vários trabalhos demonstraram prejuízos às populações (dicas em ambiente natural onde há grandes concentrações de alumínio e a hipótese aqui apresentada é que o alumínio seja um disruptor endócrino, responsável por alterações na síntese dos hormônios que modulam a produção de esteróides gonadais. Esta hipótese será testada verificando-se os processos de transcrição e de liberação das gonadotropinas hipofisárias e, complementando a análise do eixo hipófises-gônada, será verificado também se o alumínio afeta diretamente os ovários na produção dos esteróides. Os resultados do presente projeto, em sintonia com aqueles que vêm sendo obtidos no laboratório podem ser considerados como ponto de partida nos estudos de ação de metais na fisiologia de peixes, o que certamente trará importante contribuição na literatura deste tema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NARCIZO, Amanda de Moraes. Efeitos in vitro do alumínio como desregulador endócrino sobre a hipófise e ovários de Oreochromis niloticus (Teleostei: Cichlidae). 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.