Busca avançada
Ano de início
Entree

Representações cinematográficas do golpe militar no Chile: análise do coletivo 'A espiral' (1975)

Processo: 09/14009-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Marcos Francisco Napolitano de Eugenio
Beneficiário:Carolina Amaral de Aguiar
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este projeto investiga as representações do golpe do Chile de 1973 presentes no coletivo "A Espiral" (1975). Essa produção foi realizada a partir do vasto material audiovisual disponível sobre o governo de Salvador Allende e sobre o golpe militar do General Pinochet que pôs fim à via chilena ou à experiência do socialismo pela via democrática. Nesse sentido, o filme revisa a História do período a partir da resignificação das imagens colhidas por outros diretores de esquerda, organizando uma memória sobre os anos da Unidade Popular e sobre o golpe. Além disso, o projeto procura investigar de que maneira o filme, declaradamente militante, enfrenta o desafio de refletir sobre a derrota tendo em vista a perspectiva revolucionária de alteração do presente em um momento extremamente desfavorável para as esquerdas: após sucessivas derrotas da luta armada no final dos anos 1960, especialmente na América Latina, a união socialismo/democracia era colocada em xeque com a derrubada do primeiro presidente eleito declaradamente marxista. Diante desse desafio, "A Espiral" opta por mostrar as ações da direita que culminaram no fim da experiência chilena. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
A intelectualidade francesa e o processo político latino-americano 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUIAR, Carolina Amaral de. O Chile na obra de Chris Marker: um olhar para a Unidade Popular desde a França. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.