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Grupo de psicoeducação diretivo e não diretivo: impacto na adesão, conhecimento e qualidade de vida de portadores de transtorno afetivo bipolar

Processo: 09/13593-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Adriana Inocenti Miasso
Beneficiário:Milena Ferreira Cavelagna
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno bipolar   Estrutura de grupo   Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrutura de Grupo | Qualidade De Vida | Terapêutica medicamentosa | transtorno bipolar | Segurança do paciente psiquiátrico na terapêutica medicamentosa

Resumo

A Piscoeducação pode auxiliar o portador de Transtorno Afetivo Bipolar em sua adesão medicamentosa, psicoterapêutica e na qualidade de vida dele e de seu cuidador. Por ser uma doença crônica e grave, necessita de acompanhamento. Com base nestas preocupações, o presente estudo tem os objetivos de identificar e comparar o impacto da psicoeducação, em grupo diretivo e não diretivo, no conhecimento do portador da doença em relação ao transtorno e medicamento, na sua adesão à terapia medicamentosa, na sua qualidade de vida e verificar como o portador de TAB e familiar percebem o cotidiano do paciente, antes e após a participação no grupo de psicoeducação. O estudo será realizado em um Núcleo de Saúde Mental (NSM), pertencente ao Sistema Único de Saúde, localizado no município de Ribeirão Preto. A população será tirada de um estudo, que no ano 2008 atendeu 101 pacientes, portadores da doença e que desses 101, 64 não aderiram ao tratamento. Com data de inicio a se definir mediante aprovação do comitê de ética. Para a coleta dos dados, serão formados três grupos com a participação de 12 pacientes em cada grupo, a saber: grupo de psicoeducação diretivo, grupo de psicoeducação não-diretivo e grupo controle. Os dados serão armazenados na base de dados Ecxel e analisados no programa Statistical Package for the Social Science (SPSS, versão 11.5). Será realizada a comparação dos dados obtidos de cada grupo, antes e após a psicoeducação, com os dados do grupo controle bem como a comparação entre ambos os grupos em relação ao grupo controle.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVELAGNA, Milena Ferreira. Grupo de psicoeducação diretivo e não-diretivo: impacto na adesão, conhecimento e qualidade de vida de portadores de Transtorno Afetivo Bipolar. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.