Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da efetividade de um programa de treinamento por educação a distância para capacitação de profissionais de saúde na triagem do uso de álcool e/ou outras drogas e na realização de intervenção breve

Processo: 09/12973-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni
Beneficiário:Ana Paula Leal Carneiro
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Drogas ilícitas   Intervenção breve   Educação a distância

Resumo

Embora existam evidências da efetividade de Intervenções Breves (IB) para usuários de risco de álcool e/ou outras drogas, quando aplicadas em condições controladas, por pesquisadores, são poucos os estudos que a avaliaram quando aplicadas por profissionais de saúde treinados de forma presencial e em condições reais de uso, isto é, como parte de sua rotina de trabalho. Entretanto, não existem estudos controlados que avaliem a efetividade de IB aplicadas por profissionais de saúde que foram treinados por educação à distância (EAD). Portanto, neste estudo pretende-se avaliar tanto a efetividade de uma IB para usuários de risco de álcool e/ou outras drogas, aplicada por profissionais de saúde treinados por EAD, como a efetividade de um curso de treinamento por EAD na capacitação destes profissionais. Para isso serão convidados a participar deste projeto todos os profissionais de saúde que concluirão com sucesso (aprovados) o curso EAD SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção social e Acompanhamento) em sua 2ª (2009), 3ª (2010) e 4ª (2011) edições. Também se tem como objetivo avaliar a influência de uma supervisão à distância, oferecida aos profissionais de saúde após a conclusão do curso e voltada para a utilização e implementação de técnicas de triagem e Intervenção Breve (TIB). Após três meses da aplicação do TIB, o pesquisador fará um acompanhamento (seguimento de avaliação) individual de cada paciente, por telefone, para avaliar os resultados obtidos. Os resultados dos dois grupos (grupo que receberá supervisão e grupo que não receberá supervisão) serão comparados, para avaliar a efetividade da IB, a influência da supervisão oferecida a esses profissionais, além de verificar a utilização e aplicabilidade dos conhecimentos e técnicas aprendidas nos seus locais de trabalho. Também será analisado o perfil dos participantes inscritos e selecionados para participarem do curso EAD SUPERA (Aprovados, reprovados e desistentes), seu nível de satisfação com o curso e sua auto-percepção quanto ao seu nível de capacitação. Estes dados serão usados para prever sua influência no desempenho obtido no curso (notas após cada módulo) e na efetividade da intervenção realizada após o término do curso.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEAL CARNEIRO, ANA PAULA; OLIVEIRA SOUZA-FORMIGONI, MARIA LUCIA. Country-wide distance training for delivery of screening and brief intervention for problematic substance use: A pilot evaluation of participant experiences and patient outcomes. SUBSTANCE ABUSE, v. 39, n. 1, p. 102-109, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.