Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da retenção do fluoreto no biofilme dental: importância da ligação a íons cálcio na superfície bacteriana

Processo: 09/12907-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Livia Maria Andaló Tenuta
Beneficiário:Tarcísio Jorge Leitão de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Flúor   Streptococcus mutans   Bactérias   Cálcio

Resumo

O entendimento das formas de retenção do fluoreto (F) no biofilme dental e dos mecanismos de disponibilização deste para o fluido do biofilme, onde ocorrem as trocas iônicas com o dente, são importantes para embasar as pesquisas sobre métodos que mantenham o íon por mais tempo no biofilme, aumentando seu potencial anticariogênico. Sabe-se que o F está ligado ao biofilme por interação com íons cálcio (Ca). Um dos reservatórios é o F ligado ao Ca na superfície de bactérias e proteínas da matriz extracelular. Quando o pH do biofilme cai mediante um desafio cariogênico, esses reservatórios ficam protonados e liberam o Ca, e conseqüentemente o F, o que poderia diminuir o potencial de perda mineral. O objetivo deste trabalho é estudar a cinética de ligação de F a íons Ca presentes na superfície bacteriana, e sua liberação em condições de pH neutro ou ácido. A bactéria cariogênica Streptococcus mutans será utilizada nos testes. Inicialmente, três estudos in vitro serão realizados para avaliar a cinética de ligação e liberação do Ca da superfície de S. mutans, utilizando soluções com diferentes concentrações de Ca e pH 7,0 ou 5,0. Em outros três estudos, a mesma cinética será avaliada acrescentando-se F às soluções. A quantidade de Ca e F ligados as bactérias após o equilíbrio com as soluções será estimada após extração desses íons da superfície bacteriana com ácido forte, utilizando dosagem colorimétrica e eletrodo íon-específico, respectivamente. Os dados coletados serão analisados estatisticamente com nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITAO, TARCISIO JORGE; ANDALO TENUTA, LIVIA MARIA; ISHI, GUILHERME; CURY, JAIME APARECIDO. Calcium binding to S. mutans grown in the presence or absence of sucrose. Brazilian Oral Research, v. 26, n. 2, p. 100-105, MAR-APR 2012. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.