Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas lipídicas sólidas (NLS) para o transporte de RNAi: estudo do papel biológico da proteína quinase regulada por sinais extracelulares (ERK) em células de câncer de próstata

Processo: 09/13110-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Eneida de Paula
Beneficiário:Allan Radaic
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias da próstata   Liberação controlada de fármacos   Nanopartículas lipídicas sólidas   Interferência de RNA

Resumo

A proteína quinase regulada por sinais extracelulares (ERK) é importante para a homeostase celular, desempenha papel na modulação da progressão do ciclo celular (principalmente na fase de síntese e de mitose), proliferação, citocinese, transcrição, diferenciação, senescência e apoptose. Atua também na progressão do câncer, incluindo o câncer de próstata, devido a uma alteração na sua ativação, tornando-a constitutiva. Neste contexto, a utilização de ferramentas de biologia molecular pode ser uma estratégia para fornecer informações sobre o papel biológico da ERK em processos tumorais, além de servir como alvo para a terapia gênica. Portanto, a modulação da expressão dessa proteína através do silenciamento gênico com a utilização de RNA de interferência (RNAi), pode trazer importante contribuição na área de pesquisa do câncer. Porém, para que esta estratégia obtenha sucesso, é de vital importância o desenvolvimento racional de vetores que possam carrear o RNAi até as células-alvo e, além disso, sejam eficientes e seguros, tarefa que tem sido um dos desafios para a ciência moderna.Nosso grupo de pesquisa tem se dedicado ao estudo de sistemas de liberação de fármacos, com carreadores como lipossomas, ciclodextrinas, calixarenos e biopolímeros. E iniciamos, recentemente, estudos para desenvolver sistemas de carreamento de genes baseado em nanopartículas lipídicas sólidas (NLS). Neste projeto, portanto, propomo-nos a utilizar estas nanopartículas para carrear RNAi específico para a ERK e, subseqüentemente, avaliar a eficiência de transfecção do mesmo em comparação com kit de transfecção comercial. Outro aspecto que será investigado, também, será o efeito do silenciamento da ERK na capacidade de proliferação e migração das células de câncer de próstata.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RADAIC, ALLAN; DE PAULA, ENEIDA; DE JESUS, MARCELO BISPO. Factorial Design and Development of Solid Lipid Nanoparticles (SLN) for Gene Delivery. Journal of Nanoscience and Nanotechnology, v. 15, n. 2, p. 1793-1800, FEB 2015. Citações Web of Science: 10.
DE JESUS, MARCELO BISPO; RADAIC, ALLAN; ZUHORN, INGE S.; DE PAULA, ENEIDA. Microemulsion extrusion technique: a new method to produce lipid nanoparticles. JOURNAL OF NANOPARTICLE RESEARCH, v. 15, n. 10 SEP 3 2013. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RADAIC, Allan. Desenvolvimento de nanopartículas lipídicas para o carreamento conjunto do gene para PTEN e mitoxantrona em células de câncer de mama e de próstata. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

MÉTODO POR EXTRUSÃO DE MICROEMULSÃO À QUENTE PARA OBTENÇÃO DE NANOPARTICULAS LIPÍDICAS SÓLIDAS E CARREADORES LIPÍDICOS NANOESTRUTURADOS ASSIM OBTIDOS E USOS BR1020120273306 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Eneida de Paula; Marcelo Bispo de Jesus; Allan Radaic - 25 de outubro de 2012