Busca avançada
Ano de início
Entree

As sombras do real em Austerlitz: investigação sobre o uso da fotografia na obra de W. g. Sebald

Processo: 09/13039-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Helmut Paul Erich Galle
Beneficiário:Douglas Valeriano Pompeu
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/55087-7 - Escritas da violência, AP.TEM
Assunto(s):Fotografia   Literatura alemã

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar o uso de fotografias no texto Austerlitz do autor alemão W. G. Sebald. A investigação baseia-se a princípio em alguns autores reconhecidos no estudo da fotografia, a saber, Roland Barthes, Susan Sontag, Philippe Dubois e W. J. T. Mitchell como também - ao considerar estudos que tratam a fotografia como objeto de memória - em autores como Elizabeth Edwards, Marianne Hirsch e Liz Wells. Ademais, procura-se lidar aqui com a fortuna crítica produzida na recepção do escritor, com os comentários sobre fotografia encontrados em suas entrevistas e sobretudo com suas correspondências, arquivos e manuscritos correspondentes ao espólio do autor, conservado no Arquivo de Literatura de Marbach am Neckar, no sul da Alemanha. Empregadas como artifícios para forjar o efeito de real próprio da ficção e dos jogos ficcionais do autor, as fotografias serão investigadas na sua relação com o texto, com o leitor e com a memória, neste caso uma memória coletiva, de cujas relações deriva uma reflexão sobre possíveis e apropriadas formas de representação e representabilidade do passado e da história. Desse modo, interessa a este projeto a manipulação da fotografia enquanto documento indicativo de evidência e testemunho, as fronteiras entre o factual e o ficcional sobre as quais parece se estabelecer este objeto.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POMPEU, Douglas Valeriano. As sombras do real em Austerlitz: investigação sobre a fotografia em W.G. Sebald. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.