Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de uma experiência de trabalho de formação de crianças: a pobreza e a exclusão social em foco

Processo: 09/13482-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Irineu Aliprando Viotto Filho
Beneficiário:Anderson de Oliveira Pelegrini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Pobreza

Resumo

O presente trabalho consiste em acompanhará o desenvolvimento de um projeto de extensão do núcleo de ensino da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Presidente Prudente. O projeto de extensão vem desenvolvendo um trabalho de intervenção de caráter teórico-prático junto à crianças de segundo ano e segunda séries do ensino fundamental, nas aulas de Educação Física, em uma Escola Estadual situada no município de Presidente Prudente. Os objetivos desta pesquisa são: analisar e compreender quais são os sentidos, significados, valores e percepções acerca dos conceitos "exclusão social" e "pobreza", manifestados por crianças que vivenciam tais situações; verificar, com o desenvolvimento do projeto, quais seriam as transformações que podem ser percebidas nos significados e formas de compreensão, das crianças participantes, acerca dos conceitos de "exclusão social" e "pobreza". Para subsidiar tal análise nos basearemos nas elaborações da Teoria-histórico-cultural de Vigotski (1996). Pretende-se acompanhar, nas aulas de Educação Física, uma das turmas de segundo ano do ensino fundamental que estão incluídas no referido projeto. Serão realizadas observações diretas, por meio de anotações em caderno de campo, onde registraremos o desenvolvimento das atividades, buscando-se minuciar a descrição das relações interpessoais observadas. Pretende-se registrar em detalhes a riqueza de acontecimentos em que o cotidiano escolar está mergulhado e que o desenvolvimento de um projeto de tal natureza nos apresenta. No intuito de buscar captar elementos da realidade que apenas o olhar do pesquisador não pode captar, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com 8 crianças da sala acompanhada. Para analisar as entrevistas nos basearemos nos estudos realizados por Bakhtin (1990), que parte de uma perspectiva histórica social, a qual concebe o indivíduo como parte integrante de um grupo que compartilha uma consciência social permeada por signos que são constituintes dos processos de interação social. Ao cruzar os diversos enunciados levantaremos categorias para análise, visto que segundo o autor, onde os lugares em que enunciados se cruzam e se interpenetram como 'centros' organizadores de seu conjunto e como referidos ao meio social de que fazem parte os indivíduos. Desta forma, averiguaremos quais serão os resultados e impactos desta ação educativa na formação escolar das crianças que participaram das atividades desenvolvidas no projeto.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PELEGRINI, Anderson de Oliveira. Análise de uma experiência de trabalho de formação de crianças : a pobreza e a exclusão social em foco. 2012. 148 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.