Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade filogenética das linhagens de Acanthobothrium van Beneden, 1850 (Eucestoda: Tetraphyllidea: Onchobothriidae) parasitas de Potamotrygonidae (Chondrichthyes: Myliobatoidei)

Processo: 09/13561-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Portella de Luna Marques
Beneficiário:Denis Jacob Machado
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biogeografia   Zoologia (classificação)   Evolução molecular

Resumo

Um importante impedimento para apresentação de uma hipótese robusta acerca da origem e diversificação dos potamotrigonídeos com base em dados parasitológicos reside nas lacunas do conhecimento sobre a diversidade e relação de parentesco de suas linhagens de parasitas. Membros da família Potamotrygonidae são elasmobrânquios estenohalinos endêmicos dos sistemas fluviais da região Neotropical, cujo o ancestral das ~20 espécies reconhecidas para a família provavelmente derivou de uma raia marinha durante as ingressões marinhas do Mioceno ao norte da América do Sul. A história biogeográfica destes hospedeiros impingiu padrões de diversificação em sua fauna parasitária composta de elementos endêmicos dos sistemas fluviais da América do Sul, bem como de linhagens compartinhadas com elasmobrânquios marinhos. Diante das discrepâncias entre as hipóteses sustentadas por dados provenientes do hospedeiro, para a origem e diversificação dos potamotrigonídeos, em relação àquelas sugeridas por dados parasitológicos, evidencia-se a necessidade de se examinar mais detalhadamente este sistema. Acredita-se que o uso de dados parasitológicos depende do esforço em documentar e postular hipóteses filogenéticas para diversas linhagens de parasitas. Com o auxílio de dados moleculares, este projeto visa abordar duas questões referentes à diversidade de uma linhagem particular de tetrafilídeos: o gênero Acantobotrium. Primeiro, objetiva-se identificar a posição relativa de linhagens monofiléticas deste gênero em relação a linhagens marinhas. Segundo, objetiva-se correlacionar estes grupos monofiléticos com o conceito atual das espécies nominais disponíveis para o gênero, ou seja, buscar suporte filogenético para espécies nominais que até o momento são definidas por caracteres morfológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, DENIS JACOB. YBYRA facilitates comparison of large phylogenetic trees. BMC Bioinformatics, v. 16, JUL 1 2015. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Denis Jacob. Acanthobothrium Blanchard, 1848: diversidade filogenética das linhagens parasitas de arraias de água doce. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.