Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre técnicas para a obtenção de biomassa de Rubrivivax gelatinosus

Processo: 09/12964-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Inspeção de Produtos de Origem Animal
Pesquisador responsável:Elisa Helena Giglio Ponsano
Beneficiário:Edson Francisco Do Espírito Santo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição ambiental   Tratamento de resíduos   Aproveitamento de subprodutos   Atomização   Liofilização   Biomassa   Rubrivivax gelatinosus

Resumo

Um grande problema que atinge diretamente o meio ambiente é a poluição provocada pelos resíduos industriais gerados na transformação de matérias primas em produtos finais, quando lançados diretamente em corpos hídricos. Esses resíduos necessitam receber tratamentos depurativos que os tornem inócuos antes de serem descartados pelas indústrias. Alguns tratamentos despoluentes podem, além de cumprir com este objetivo, gerar produtos com diferentes aplicações, possibilitando que os gastos despendidos na aplicação das tecnologias depurativas revertam em novas receitas para as próprias indústrias ou para outros setores relacionados. Este projeto de pesquisa tem como objetivo comparar dois métodos de retirada de umidade da biomassa produzida por Rvi. gelatinosus em efluente de indústria de processamento de pescado, liofilização e atomização, em relação a produtividade e viabilidade econômica do processo; cor e composição centesimal da biomassa produzida. A bactéria será cultivada nas águas residuárias citadas, sob condições de microerofilia, temperatura e luminosidade controladas. Ao final do processo, a biomassa bacteriana será recuperada por microfiltração e centrifugação, e transformada em pó por meio de dois diferentes métodos de secagem, liofilização e atomização. Depois de produzida, a biomassa será caracterizada quanto a composição centesimal e cor e os métodos serão comparados quanto a produtividade e custo. Dessa forma, espera-se obter um produto de característica definidas, através de um processo de obtenção e secagem produtivo e de baixo custo, passível de aplicação na criação animal (por exemplo, aves e pescado), fechando-se um ciclo produtivo auto-sustentado, conforme se almeja estabelecer em atividades industriais atuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO ESPIRITO SANTO, EDSON FRANCISCO; FRANCO DE LIMA, LEANDRO KANAMARU; CAPUCCI TORRES, ANE PAMELA; DE OLIVEIRA, GABRIELA; GIGLIO PONSANO, ELISA HELENA. Comparison between freeze and spray drying to obtain powder Rubrivivax gelatinosus biomass. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 33, n. 1, p. 47-51, Mar. 2013. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTO, Edson Francisco Do Espírito. Comparação entre técnicas de secagem para a obtenção de biomassa de rubrivivax gelatinosus. 2011. 71 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba. Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.