As redes de apoio sociais e afetivas a criança e ao adolescente vítimas de violênc...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 09/12967-8 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de março de 2010 |
Vigência (Término): | 29 de fevereiro de 2012 |
Área do conhecimento: | Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública |
Pesquisador responsável: | Maria das Graças Bomfim de Carvalho |
Beneficiário: | Michelly Rodrigues Esteves |
Instituição-sede: | Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil |
Assunto(s): | Violência escolar Redes comunitárias |
Resumo A escola é parte integrante da rede de apoio social e exerce papelpreponderante na mesma. A presente pesquisa se justifica pela necessidade deidentificar a estrutura de atendimento dos casos de violência escolar nas instituições deensino médio pertencentes à rede estadual de Alfenas-MG na visão dos supervisorespedagógicos visto que uma rede elaborada pode proporcionar uma releitura do papel daescola nos dias atuais. Tem como objetivo identificar os vínculos institucionais destasescolas para o enfrentamento dos casos de violência escolar. Utiliza-se a Análise deConteúdo, tendo a obra de Laurence Bardin como referência. Trata-se de um estudoqualitativo exploratório, utilizando-se o Mapa Mínimo da Rede Social Institucionalvisto que o preenchimento do mapa será complementado por meio de entrevista. Aregião de inquérito será as próprias escolas, local onde os supervisores convivem comsituações de violência e os sujeitos da pesquisa serão os supervisores destas escolas. | |