Busca avançada
Ano de início
Entree

A concepção aristotélica de eudaimonia na Ética Nicomaquéia.

Processo: 09/13531-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Lucas Angioni
Beneficiário:Renata Christina Ceroni Silvestrini
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/58322-7 - A filosofia de Aristóteles, AP.TEM

Resumo

Em I.7.1098b16-18, Aristóteles define a eudaimonia como "atividade da alma em acordo com a virtude (e, havendo mais de uma virtude, em acordo com a melhor (aristen) e a mais completa (teleiotaten), mas esta definição não nos parece muito elucidativa e suscita-nos muitas questões. Que virtude seria esta? Que tese a respeito da eudaimonia estaria defendendo Aristóteles ao dizer "na melhor e na mais completa"? Estaria ele defendendo uma tese inclusiva, na qual a eudaimonia seria um bem não contável com os demais que inclui, concatena e organiza os demais bens (bens da alma, bens do corpo e bens exteriores) num todo harmonioso, como parece indicar o livro I, ou estaria ele defendendo uma tese dominante, na qual a eudaimonia seria estritamente identificada com a sabedoria teorética (theoretike sophia), como parece indicar o livro X? Diante destas questões, temos, pois, como objetivo de pesquisa no Mestrado estudar que concepção de eudaimonia estaria defendendo Aristóteles na Ética Nicomaquéia, concentrando-nos na análise conceitual e argumentativa detalhada e cuidadosa do livro I, com especial atenção nos argumentos expostos no capítulo 7 e na descrição dos tipos de vida e dos tipos de bens a elas relacionados feita nos capítulos 5 e 8, e do livro X, capítulos 6, 7 e 8, no qual Aristóteles afirma que a eudaimonia concorda com a virtude daquilo que existe de mais elevado em nós, a sabedoria teorética, bem como no estudo da literatura secundária indicada em nossa bibliografia em vista de apresentar um panorama das discussões mais recentes acerca do assunto, apresentando, por fim, uma possibilidade interpretativa a respeito da concepção de eudaimonia, destacando o caráter fundamental desempenhado pelo que dela predica Aristóteles na primeira parte de I.7 ("completo sem mais"(teleion), "autosuficiente" (autarkes) e "não contável com os demais"(sunarithmoumenen)) e pelos tipos de bens (bens da alma, bens do corpo e bens exteriores) na sua consecução.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVESTRINI, Renata Christina Ceroni. Um estudo sobre a concepção de eudaimonia na Ética Nicomaquéia. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.