Busca avançada
Ano de início
Entree

Vítimas de trauma admitidas em unidade de terapia intensiva: características e fatores associados a carga de trabalho de enfermagem

Processo: 09/50355-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Regina Marcia Cardoso de Sousa
Beneficiário:Lilia de Souza Nogueira
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Índices de gravidade do trauma   Unidades de terapia intensiva   Carga de trabalho

Resumo

O emprego de indicadores que avaliem a gravidade das vítimas de trauma torna-se indispensável ao direcionamento e avaliação da qualidade da assistência prestada na prática hospitalar, especialmente quando acompanhado pela mensuração da carga de trabalho de enfermagem. A escassez de pesquisas que comparam índices de gravidade com carga de trabalho motivou este estudo que tem como objetivos caracterizar vítimas de trauma admitidas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quanto aos dados demográficos e clínicos, identificar quais índices, Injury Severity Score (ISS), New Injury Severity Score (NISS), Simplified Acute Physiology Score (SAPS II) e Logistic Organ Dysfunction System (LODS) são mais efetivos para estimar mortalidade e tempo de permanência em UTI nessas vítimas, verificar a correlação do Nursing Activities Score (NAS) com a região corpórea mais gravemente lesada e o número de lesões calculados pelo ISS ou NISS e verificar a correlação do NAS com a gravidade do trauma (ISS e NISS) e a gravidade da doença (SAPS II e LODS). Trata-se de uma pesquisa prospectiva que será realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A população será constituída por vítimas de trauma admitidas em UTI no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2010 pela análise dos prontuários. A capacidade preditiva dos índices será avaliada pela Curva de Receiver Operating Characteristics (ROC). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, LILIA DE SOUZA; PADILHA, KATIA GRILLO; SILVA, DANIELA VIEIRA; CAETANO LANCA, ELLEN DE FATIMA; DE OLIVEIRA, ELAINE MACHADO; CARDOSO DE SOUSA, REGINA MARCIA. Pattern of nursing interventions performed on trauma victims according to the Nursing Activities Score. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. SI, p. 28-34, FEB 2015. Citações Web of Science: 2.
LILIA DE SOUZA NOGUEIRA; KATIA GRILLO PADILHA; DANIELA VIEIRA SILVA; ELLEN DE FÁTIMA CAETANO LANÇA; ELAINE MACHADO DE OLIVEIRA; REGINA MARCIA CARDOSO DE SOUSA. Padrão de intervenções de enfermagem realizadas em vítimas de trauma segundo o Nursing Activities Score. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. spe, p. 29-35, Dez. 2015.
NOGUEIRA, LILIA DE SOUZA; DOMINGUES, CRISTIANE DE ALENCAR; POGGETTI, RENATO SERGIO; CARDOSO DE SOUSA, REGINA MARCIA. Nursing Workload in Intensive Care Unit Trauma Patients: Analysis of Associated Factors. PLoS One, v. 9, n. 11 NOV 6 2014. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIRA, Lilia de Souza. Vítimas de trauma admitidas em unidade de terapia intensiva: características e fatores associados à carga de trabalho de enfermagem. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.