Busca avançada
Ano de início
Entree

A autorrepresentação de Guimarães Rosa: processo de criação e diálogo com o leitor

Processo: 09/14892-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Marcos Antonio de Moraes
Beneficiário:Monica Fernanda Rodrigues Gama
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica genética   Conto   Guimarães Rosa   Memorialismo

Resumo

No conjunto de narrativas rosianas, o leitor depara-se por diversas vezes com um narrador ou personagem que pode ser identificado com a imagem de Guimarães Rosa. Esse reconhecimento de uma narrativa autobiográfica leva à reflexão sobre dois movimentos distintos: de que maneira o escritor criava tais figurações autorais e como os leitores interpretavam essa presença figurativa. Assim, colocamos a hipótese de que tal forma de apresentação textual vincula-se com problemas suscitados pelo contexto literário (relação, entre outros, com os críticos, a editora, os tradutores, os leitores dos periódicos que publicavam suas narrativas), alinhando-se ou distanciando-se das expectativas de leitura de seu público. Esta pesquisa pretende localizar a autorrepresentação de Guimarães Rosa em alguns de seus textos ficcionais divulgados, em grande parte, em periódicos, assim como seu processo de criação por meio do estudo de seus manuscritos presentes no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAMA, Monica Fernanda Rodrigues. \"Plástico e contraditório rascunho\": a autorrepresentação de João Guimarães Rosa. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.